A determinação da Justiça de que todas as operadoras do Brasil bloqueiem o Whatsapp a partir da 0h desta quinta-feira (17) deve levar os usuários a procurarem outros aplicativos que ofereçam serviços de de troca de mensagens de texto, voz e de compartilhamento de imagens e vídeos.

O bloqueio deve durar 48 horas.

Para não ficar na mão, veja uma lista com cinco opções de apps capazes de substituir o ‘zap’:

Viber

Muito semelhante ao aplicativo bloqueado, o Viber usa as redes 3G e wi-fi e possibilita ainda a realização de ligações para telefones fixos. Nele, os contatos também são puxados direto do telefone do usuário. O Viber dá a opção de se comunicar via mensagens de texto, voz, imagens e vídeos. É compatível com Android, iOs, Black Berry, Windows Phone e Symbian.

Telegram

O Telegram tem as mesmas funções do Whatsapp, com a vantagem de oferecer ao usuário a opção de sincronização de mensagens na nuvem. Com isso, pode-se armazenar na internet e acessar as informações trocadas no tablet e no desktop, por exemplo. O Telegram também oferece a opção de conversas em grupo com até 200 membros. O aplicativo não tem propagandas e promete não pesar no telefone, já que usa a “menor quantidade de bytes possível”. Disponível para Android, iOs, Windows Phone, Linux e PCs.

Skype

Velho conhecido dos usuários da internet, o Skype incorporou o MSN Mesenger e passou a oferecer mais recursos. Além de possibilitar a troca de mensagens de texto, o programa dá a opção de realização de ligações telefônicas, teleconferência e conversas em grupo. O Skype pode ser “baixado” em smatphones com sistemas Android, iOs, Windows Phone, Black Berry e usado em computadores Linux e Windows.

Hangouts

O antigo Gtalk, serviço de troca de mensagens do Gmail, do Google, evoluiu e hoje oferece além da troca de mensagens de texto as opções de conversas em grupo, via SMS e videoconferência. Para usá-lo é necessário apenas ter uma conta Google e os contatos salvos na agenda desta rede. Está disponível para Android, iOs, PCs, Linux e Mac.

Facebook Messenger

O aplicativo de troca de mensagens do Facebook é outra opção para driblar a falta do Whatsapp. Por meio dele, os usuários podem mandar textos, imagens e criar grupos de conversas, desde que se tenha os contatos adicionados na rede social. Pode ser usado em celulares com Android, iOs, Windows Phone e em qualquer sistema operacional.

Paraná Online no Facebook