Atacante histórico do Coritiba, quando é lembrado, Paquito é sempre relacionado com Tião Abatiá pela maioria dos torcedores. A dupla de sucesso em Bandeirantes foi emprestada no meio do ano e posteriormente vendida para o time do Alto da Glória no final de 1971.

No entanto, Paquito teve passagem de destaque pelo Coxa em sua primeira disputa nacional, que foi o torneio Roberto Gomes Pedrosa, ampliado e com dezessete equipes, tanto que foi chamado de Robertão, no segundo semestre de 1969. Tudo aconteceu rápido. Enquanto alguns clubes se preparavam para a competição, outros, como o Coxa e Palmeiras, estavam em excursão. O Coxa fez a última partida da excursão contra o Valência aplicando goleada de 5×2 (2 gols de Kosilek, 2 gols de Passarinho e 1 de Edson) e voltou para o Brasil.

O ambiente esportivo e político no Brasil fervilhava. No dia 1 de setembro, duas notícias importantes: o presidente-ditador marechal Arthur da Costa e Silva estava doente e foi afastado e os ministros militares assumem o poder para, em poucos dias, nomearem o general Emilio Garrastazu Médici como novo presidente-ditador. Esta foi uma das manchetes da Tribuna. Outra foi: “Vamos ao México: 1 a 0”.

Comandados por João Saldanha, os jogadores da seleção brasileira ganharam por 1×0 do Paraguai no Maracanã, gol de Pelé, e garantiram vaga na Copa do Mundo do ano seguinte. Renda recorde de 1 bilhão de cruzeiros antigos e com presença de mais de 190 mil pessoas no estádio. Na temida Bombonera, em Buenos Aires, a Argentina empatou em dois gols com o Peru comandado por Valdir Pereira, o Didi, e ficou fora do Mundial. E o Peru entrou todo faceiro.

No interior do Paraná, corria em Bandeirantes a notícia não confirmada de que o atacante Paquito interessava ao Palmeiras e podia aparecer no Parque Antártica. O União local tinha interesse em mostrar ao Brasil que o atacante, duas vezes artilheiro do Paranaense, era bom de bola em qualquer campo. Poucos dias depois, no dia 5 de setembro, a notícia de que o embaixador americano Charles Burke Elbrick foi sequestrado por um comando terrorista deixou o Brasil ainda mais apreensivo. A situação política pegava fogo.

Em Curitiba, regozijo para a torcida do Coritiba: as obras de ampliação do estádio Belfort Duarte ficaram prontas e a praça esportiva estava mais imponente, moderna e apta para o primeiro jogo do Coxa na competição nacional, contra o Vasco da Gama, no dia 7 de setembro. Apesar do campo pesado por causa das chuvas e da terra fofa do gramado recém plantado, o jogo vencido pelo alviverde por 2×1. O Coxa começava bem no Robertão.