Caxias foi campeão em 1975 e em 1976, pelas categorias de base do Internacional. ‘No dia 25 de janeiro de 1978, fui campeão pelo Internacional da Taça Cidade de São Paulo de Futebol Junior’, diz. Esta partida rendeu frutos mais tarde. Quem estava vendo o jogo era o técnico José Poy, que gostou do estilo do rapaz e o chamou para jogar no Santa Cruz – alguns anos depois. Ainda em 1978, Caxias estava no time profissional do Inter, que foi campeão gaúcho.

Ele ficou no Inter de 1975 a março de 1980. ‘Em 1979, comecei o Brasileiro no Inter. Disputei quatro ou cinco partidas e depois vim para o Colorado’, diz. Ele chegou e o time paranaense estava voando. ‘Fomos campeões no primeiro e no segundo turnos e o terceiro turno quem ganhou foi o Coxa. A decisão seria numa final, em uma partida’, diz. Só que a decisão foi decepcionante. O Coritiba ganhou por 2 x 0, mesmo tendo um jogador – Santos – expulso aos 10 minutos do primeiro tempo.

Como Caxias estava emprestado para o Colorado, em 1980 voltou para o Inter. ‘No entanto, o Colorado foi a Porto Alegre e comprou o meu passe’, diz. O ano de 1980 foi aquele do título – meio título – de campeão estadual do Colorado, que dividiu com o Cascavel. ‘No final do ano o Sport queria levar toda a defesa do Colorado, os laterais e a zaga’, diz Caxias. ‘No entanto, o Poy era técnico do Santa Cruz e insistiu com o Colorado para que eu fosse. Assim, eu fui para o Santa e o resto para o Sport’, recorda.

Caxias foi campeão pernambucano em 1980. Resultado: a pedido do técnico Poy, o clube o contratou. ‘Em 1981, o Colorado me recomprou do Santa Cruz’, diz. ‘O Poy, que ficou no Santa Cruz em 1980 e 1981, estava indo para o São Paulo e disse que queria me contratar. Mas eu não fui’, diz Caxias. ‘Duas coisas que eu me arrependo de não ter feito na vida de jogador: não ter ido para o São Paulo e não ter acertado com o Cruzeiro, em 1985, depois de ter sido campeão brasileiro pelo Coritiba. Treinei dois meses na Toca da Raposa e acabei pedindo alto para assinar. Devia ter sido flexível, por que minha carreira poderia ter deslanchado. Mas eu briguei e não acertei’, lamenta.