O formato do seu rosto pode determinar o sucesso do seu corte de cabelo. Uma franjinha ou o comprimento evidenciam suas características, por isso antes de arriscar o corte da moda, veja se ele lhe cai bem.

Como saber?

Para ter certeza qual o formato do seu rosto, puxe todo o cabelo para trás e trace linhas imaginárias entre a testa, o nariz e a boca. Compare os tamanhos, veja em qual categoria você se encaixa.

Coração: testa larga e queixo fininho.

Quadrado: o destaque está no maxilar que é angular, assim como a testa.

Redondo: testa e parte inferior do rosto de tamanhos semelhantes e bochechas bem marcantes.

Oval: é considerado um rosto proporcional. A testa e a região abaixo do nariz têm tamanhos semelhantes. As linhas que definem o formato são arredondadas.

O que combina:

Os formatos de coração devem abandonar a idéia de cabelos muito curtos. Comprimentos a partir da linha do queixo e longos são bem-vindos. A franja deve ser em camadas e fica charmosa penteada para o lado.

Para quem tem o maxilar mais saliente, os cortes feitos em camadas que caem sobre o rosto são a solução. Eles suavizam os traços desviando a atenção para as bochechas.

Já quem quer esconder as maçãs do rosto mais arredondadas pode aderir a um corte repicado. Os longos e as franjinhas que terminam na bochechas alongam.

Para as sortudas com rosto em formato oval a ordem é ousar. Curtíssimos, longos, repicados franjinhas marcadas ou para o lado estão liberados. As linhas proporcionais permitem qualquer modificação sem correr o risco de chamar atenção para as imperfeições.