Quem tem filho ou um bebê na família sabe o encantamento que este ser tão pequenino provoca logo após o nascimento. Para poder eternizar os primeiros dias de vida dos filhos, muitos pais estão recorrendo a mais nova moda do mundo da fotografia: os ensaios com recém-nascidos, também chamados de newborn. Conhecidos há bastante tempo nos Estados Unidos, Europa e Austrália, estes ensaios conquistaram os casais brasileiros, que há alguns meses, têm lotado os estúdios especializados neste tipo de foto.

Nos ensaios newborn, os bebês recém-nascidos são fotografados sem roupas em posições singelas, que lembram o jeito como ficavam no útero materno. Para que fiquem perfeitas, as fotos devem ser realizadas, preferencialmente, em bebês de até 15 dias de vida. Mas há um motivo para que as imagens sejam tiradas tão cedo, segundo a fotógrafa Bel Ferreira. “Este momento é o ideal para reproduzir algumas posições, como a mais famosa, em que o bebê apoia as mãos no queixo. Estas posições podem ser feitas devido ao sono profundo e a flexibilidade que o bebê possui nesta fase”.

Divulgação/Fer Sanchez
Fotógrafos especializados usam técnicas aprendidas com outros profissionais para acalmar os bebês para as fotos.

Bel, que se dedica exclusivamente às fotos com os bebês há cerca de dois anos, diz que o ensaio é tranquilo para a criança. “Cada sessão dura cerca de três horas. Neste período, a criança pode ser fotografada de 300 a 400 vezes, para resultar no álbum ade fotos tão desejado pelos pais. Durante as fotos, o bebê passa praticamente o tempo todo dormindo. Quando ele se agita, eu e minha assistente usamos as técnicas que aprendemos com médicos e com pesquisas para acalmá-los”.

Cuidados

Antes de iniciar os cliques, Bel revela que preparar o ambiente é muito importante para manter os pequenos calmos e, assim, conseguir boas fotos. “O estúdio é todo preparado pensando no conforto e no bem-estar do bebê. Para garantir as condições ideais, monitoramos a umidade do ar (que deve estar entre 50% e 60%) e também a temperatura (regulada entre 27 e 30 graus). Isto evita que as crianças passem frio, calor ou transpiram demais”.

Divulgação/Bel Ferreira
Fotógrafos especializados usam técnicas aprendidas com outros profissionais para acalmar os bebês para as fotos.

Outro cuidado essencial é com a segurança e com a higiene dos objetos utilizados no cenário. “Todas as mantas, cobertores, caixas e baldinhos são lavados e higienizados após os ensaios. Nesta limpeza, são usados produtos antialérgicos específicos para bebês. Além disto, nada do que é utilizado tem pontas ou materiais que possam arranhar ou ferir os recém-nascidos”, frisa Bel.

Mamães satisfeitas com o resultado

A agente de viagens Grasieli Vailati é uma das mães satisfeitas e orgulhosas com as fotos. “O ensaio é lindo, delicado e bebê nem percebe que está sendo fotografado. A Júlia dormiu a manhã toda, só acordou para mamar no final”. Sobre o resultado, outra mamãe que decidiu fazer o ensaio, a psicóloga Francielly Peron, não tem dúvidas. “Adorei ter feito, as fotos ficaram melhores do que eu esperava. Se tiver outro filho, farei novamente”.

Divulgação/Bel Ferreira
Fotógrafos especializados usam técnicas aprendidas com outros profissionais para acalmar os bebês para as fotos.

Francielly decidiu fazer o ensaio por indicação de amigos. “Eu e meu marido sempre gostamos de foto e depois da indicação de um casal que já tinha feito, resolvamos marcar também as fotos da nossa filha. Acredito que este momento logo após o nascimento é especial, tem que ser fotografado. Além deste, já acertamos também os próximos ensaios, para quando ela completar seis meses e um ano”.

Fernanda Sanchez, fotógrafa que também oferece este serviço, passou a se dedicar a esta especialidade também em função da maternidade. “Eu mudei minha vida depois que engravidei. Já era fotógrafa, mas fazia imagens comerciais, de produtos. Nesta época, comecei a estudar os ensaios newborn e percebi não era só fotografar um bebê ‘peladinho’”. Ela revela que o trabalho é bastante prazeroso. “Para mim, é uma honra poder registrar os primeiros dias dos bebês”.

Mas quem tiver interesse precisa preparar o bolso, o valor dos ensaios é bastante “salgado”: varia entre R$ 1200 e R$ 2400.

Divulgação/Bel Ferreira
As fotos servem para eternizar os primeiros momentos dos filhos e encantam todos que as veem.