Funcionários doentes, discussões e baixa produtividade podem ser sintomas de um ambiente doente, carregado de radiação e com energia estagnada. E a solução pode estar no feng shui, a ciência chinesa milenar que visa a ‘cura’ energética dos ambientes por meio da circulação de energia

Pelo menos é nisso que vêm apostando diversas empresas, aqui no Brasil e no resto do mundo. “Sempre tive a preocupação de criar um ambiente de trabalho com boas energias, um clima agradável e que estimulasse a criatividade”, confessa Sidney de Castilho Drobnievski, diretor de negócios da ESAT, uma empresa de tecnologia da informação e desenvolvimento de soluções de negócios que há mais de um ano promoveu uma “terapia” energética na sua sede, localizada em Curitiba.

O prédio de dois andares ganhou cores claras e neutras, paredes listradas e com texturas nos setores de criação. Mandalas ganharam as paredes e o status de quadros e as plantas invadiram o terreno, desde a fachada, estacionamento até as salas de reuniões e escritórios.

“Logo na primeira visita, vi que o local era próspero, apesar de esconder algumas sujeirinhas energéticas”, conta a consultora de feng shui Christiane Costa. “Por isso recomendei o tratamento, que durou seis meses e incluiu o bloqueio da radiação emitida pelos computadores e servidores”.

A eliminação das energias eletromagnéticas chega a 70% quando se usam os símbolos radiônicos (que são símbolos geométricos criados a partir de estudos físicos e que prometem anular a radiação do local, ou do equipamento). No caso dos computadores, televisores e demais aparelhos eletroeletrônicos, aconselha-se o uso do Scap (Símbolo Compensador de André Philippe). O desenho composto por triângulos e letras hebraicas deve ser colado sobre as fontes geradoras de radiação. Em lojas especializadas em artigos para feng shui e também em lojas de artigos esotéricos é possível encontrar adesivos prontos. Em computadores de mesa que tenham monitores de LCD, esse adesivo deve ser colado na parte traseira; modelos mais antigos, com monitores de tubo de imagem, emitem radiação na parte de cima da máquina e é nesse espaço que o adesivo deve ser colado; já nos notebooks, a posição mais indicada é no corpo da máquina, na mesma superfície do teclado.

“Hoje, todos os meus funcionários e também os clientes, elogiam a aparência da empresa e o bem-estar que sentem aqui”, afirma Sidney. “Em momento algum da terapia, eu avisei os funcionários que aquelas mudanças se tratavam de feng shui. Queria ver qual seria a reação deles. E os elogios vieram automaticamente, e de forma espontânea”, completa.

Regras de ouro

Nos escritórios, a consultora de feng shui aconselha adotar as cores claras nas paredes, pendurar mandalas, criar cantos criativos com paredes coloridas ou com estampas e texturas, espalhar plantas e deixar sobre as mesas de trabalho e de reuniões alguns objetos lúdicos, como esculturas, artesanato ou lápis coloridos.