Maquiagem para Carnaval não tem muita regra. Vale misturar cores e texturas para conseguir um efeito diferente para brincar na folia. Mas ninguém quer uma maquiagem que chame atenção pelos motivos errados, com risco de virar alvo dos comentários maldosos durante a passagem do bloco. O jeito, então, é fazer uma maquiagem que permita a brincadeira e que ainda deixe você linda. Por isto, o TDelas pediu ajuda para a maquiadora Sarah Anjos, que montou um make super legal para desfilar pela avenida, seja em Curitiba ou outro lugar.

Ela lembra que a mulher pode abusar das cores, dando enfoque nos olhos e na boca, principalmente. Para fazer bonito, a maquiagem deve ter um degradê de cores que combinam entre si. Pode ser uma cor chamativa, mas que deve ser usada dentro deste critério, fazendo com que a maquiagem tenha destaque, sem que a combinação se torne um desastre. Outra dica da maquiadora é fazer uma compensação: se o destaque estiver nos olhos, a boca deve estar um pouco mais discreta, e vice-versa.

Antes de mais nada, a mulher precisa pensar na preparação da pele, para que a maquiagem dure mais. “Ela deve passar o corretivo e em seguida o primer, que fecha os poros, inibe a oleosidade e faz com que a maquiagem fixe melhor. Depois, vêm a base e o pó translúcido fixador”, ensina. Depois desta etapa, a mulher pode começar a colocar em prática a maquiagem que ela pensou para o Carnaval. Sarah montou um make com glitter dourado nos olhos e batom coral, além de um enfeite com borboletinhas no rosto. A mulher pode conseguir o mesmo efeito com lantejoulas, por exemplo.

Glitter exige cuidado na aplicação

Marco André Lima
Pra quem quer aprimorar a make, dá pra passar glitter nos lábios também, basta ter cuidado na aplicação pra espalhar por tudo.

Sarah começa pelos olhos, passando corretivo em toda a pálpebra. Ela utiliza um lápis marrom para marcar o côncavo (onde separa a pálpebra móvel da fixa). É necessário esfumar, com movimentos de vai e vem, para suavizar. Em seguida, ela faz a mesma ação com uma sombra marrom. Todo o processo é repetido na linha d’água e rente aos cílios inferiores. “Isto vai dar expressão ao olhar”, explica. Ela termina a preparação iluminando a parte debaixo da sobrancelha com sombra bege.

Sarah, então, parte para o fixador de glitter, que pode ser encontrado em lojas de beleza e maquiagem. Ela passa o produto na pálpebra móvel com o auxílio de um pincel ou uma espátula com esponjinha na ponta. Com este mesmo pincel, Sarah pega o glitter e deposita na pálpebra móvel, com cuidado. Desta maneira, é possível minimizar o risco de espalhar glitter para todos os lados. Para complementar a região dos olhos, a maquiadora passa máscara nos cílios inferiores e aplica cílios postiços na parte superior, finalizando tudo com mais máscara preta. Para fechar, vem com o batom coral com a textura mate.

Quem quiser incrementar ainda mais pode aplicar glitter nos lábios. Para isto, a mulher deve passar o batom e em seguida o verniz para postiços, líquido que ajuda a colar o glitter. O produto pode ser encontrado em casas de festas ou de maquiagem. Com os dedos, o glitter deve ser depositado nos lábios com cuidado. Sarah ainda aplicou pequenas borboletas no rosto para dar um toque ainda mais carnavalesco. Basta passar o mesmo verniz e fazer a aplicação.

Clique aqui para conferir as dicas no vídeo