O dia do casamento é um momento muito especial na vida de uma mulher. Para tornar esta data inesquecível, as noivas capricham, dando atenção aos mínimos detalhes, que incluem os convites, o planejamento da festa, a definição da decoração e do buffet, a escolha do vestido, entre tantos outros detalhes que compõem esta celebração.

Todos os anos, fornecedores do setor lançam produtos para atender o mercado, criando modismos e despertando o desejo das noivas. Bem informadas, elas procuram se diferenciar para impressionar o futuro marido, os amigos e familiares. Para saber o que está na moda e quais são as tendências do setor para 2014, o TDelas conversou com especialistas em casamentos e dá algumas dicas do que vale a pena aproveitar ou não.

Personalização. Para a cerimonialista Vanessa Kirchner, que atua há cinco anos na área, é isto o que faz a diferença em um casamento. “Certamente, o que diferencia um evento de outro é a personalização dos detalhes. É incrível quando os convidados chegam à recepção, observam os pequenos detalhes e comentam: Isso é a cara dos noivos! Com certeza, esta é a maior tendência”.

Dentro deste conceito de personalização, vários itens são confeccionados de forma exclusiva para cada casal. Entre eles, destacam-se os convites, que são a primeira impressão que os convidados têm do casamento. “A proposta de ter um convite exclusivo e uma identidade para o casamento, cada vez mais tem sido procurada pelos casais. Esta é uma tarefa para os designers. A opção de fazer um save the date ajuda os convidados a se programarem com antecedência”, frisa Vanessa.

Para a cerimônia, algo que tem feito muito sucesso é incluir no roteiro ações que contam a história do casal, mostrando como se conheceram. De acordo com a cerimonialista, outros elementos também trazem um toque especial como os lenços personalizados para as “lágrimas de alegria”, chuva de arroz, bolhinhas de sabão. “Se o noivo se arriscar, pode até fazer uma canção para noiva durante a cerimônia. Com certeza, será emocionante e ficará na memória de todos”, completa.

Depois da cerimônia, vem o momento mais esperado por grande parte dos convidados: a recepção. As festas atuais, além de entretenimento, também oferecem muitos mimos aos presentes. Para impressionar, os casais podem contratar professores de dança, oferecer lanches durante a madrugada ou ainda servir picolés com a embalagem personalizada de acordo com a identidade visual do casamento. Para aliviar, massagem nos pés e na cadeira de quick massage garantem que todos tentam energia e disposição para aproveitar a comemoração até o final.

Divulgação
Apesar de todas as tendências, Vanessa ainda aponta a personalização com o segredo do sucesso.

Apostas certeiras

Na decoração, este ano estão em alta o rosa, em tons românticos como rosa envelhecido, o azul Tiffany e as ambientações com referências vintage, com elementos como máquinas fotográficas antigas, máquinas de escrever ou fotos da família em preto e branco.

E falar em casamento e não citar vestido de noiva é imperdoável. A roupa que é uma das mais importantes para o público feminino vem em 2014 abusando das rendas, dos tecidos leves e dos cortes mais elaborados. De acordo com Vanessa, se o horário permitir, cristais e transparências são muito bem-vindos neste ano e garantem muito luxo e requinte para os vestidos de noiva.

Para eternizar este dia mágico, os noivos podem contratar serviços de f,otografia e vídeo. O fotógrafo e proprietário da Imagem Films Harley Castro Rocha conta “que em termos de fotografia, algumas noivas pedem fotos tradicionais enquanto outras procuram fotos espontâneas, aquelas que o fotógrafo não pede pra fazer uma pose, captando o momento, um sorriso, um sentimento”.

Para o fotógrafo, neste ano, seguem em alta as cabines fotográficas, nas quais os convidados se divertem tirando fotos instantâneas e também o Trash the Dress, ensaio feito geralmente na praia, em que a noiva sai do tradicional, “sujando” o vestido. “Como fotógrafo, amo fotos espontâneas, com detalhes, desfoque e emoção. Estou nesta área há mais de 15 anos e neste período vi muita coisa, vários estilos, lugares e religiões diferentes. Um casamento pode ter muitas novidades, mas o que não pode faltar é aquela foto do beijo de cinema, em que o noivo quase deita a noiva em seus braços. Para mim, é a melhor foto”, afirma Harley.