Quando compra maquiagem, a mulher não leva para casa apenas paletas de sombras, blush, pó compacto ou base. Os produtos disponíveis atualmente no mercado passaram por muita pesquisa nas empresas antes de ser lançados para as consumidoras. São produtos com muita tecnologia embutida. As demandas das próprias mulheres e o objetivo de oferecer cada vez mais facilidades impulsionam as indústrias de maquiagem a investirem muito em tecnologia. A maquiagem de hoje em dia não serve apenas para cobrir as imperfeições ou acentuar a beleza de cada uma. Os produtos também podem contribuir nos cuidados da pele, por exemplo. “Antigamente, a maquiagem era vista como algo que prejudicava a pele. Historicamente, a maquiagem evoluiu muito e traz tecnologias que cuidam da pele”, comenta Diego Felipe Costa, gerente de marca Make B., de O Boticário.

As novidades na maquiagem surgem em um curto espaço de tempo. Basta entrar em uma loja para se deparar com produtos como o BB Cream. É uma espécie de base, com aspecto mais leve e que pode ser utilizada tranquilamente no dia a dia.O BB Cream ainda contém filtro solar e outras propriedades, dependendo do fabricante. A ideia é colocar várias funções em um único produto para facilitar a vida da mulher. “O BB Cream não é ideal para quem quer uma cobertura bastante intensa. Mas é possível suavizar as olheiras, por exemplo. É muito bom para o dia a dia”, comenta a maquiadora Priscila Ribas, da Cia das Sobrancelhas unidade Juvevê.

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Diferentes marcas possuem opções de maquiagem mineral, que está conquistando cada vez mais as mulheres com tendência a alergias.

Outro lançamento recente é a maquiagem de alta definição, que veio para cobrir muito bem as imperfeições, mas sem a aparência de “massa corrida”. “A maquiagem HD dura até 12 horas e é à prova d’água. Ela possui uma definição superior às outras maquiagens, mesmo deixando um aspecto natural na pele”, afirma Priscila.

As consumidoras também já encontram diversas opções de maquiagem mineral, destinada para as peles sensíveis. A tecnologia permitiu o retorno de muitas mulheres à rotina da maquiagem. Elas deixaram de usar porque sofriam com as alergias. As indústrias da beleza, como O Boticário, já oferecem produtos minerais com a mesma textura das maquiagens “tradicionais”.

Novidades nas linhas de maquiagem

As empresas ligadas à maquiagem têm investido muito para que os produtos durem mais na pele, sem a necessidade de muitos retoques ao longo do dia. Isto ajuda principalmente a mulher que precisa estar arrumada e com a maquiagem em ordem o maior tempo possível. Um dos exemplos deste tipo de tecnologia é a linha Make B.Rio Sixties, lançada neste ano. Ela tem sombras com a tecnologia Fusion Colorist, o que permite alta pigmentação – ou seja, mais cor – e ultra fixação. A Avon também lançou recentemente uma linha de maquiagem com novidades tecnológicas. A marca contém um centro de pesquisa, que desenvolveu os batons com a tecnologia Ultracolor. Micro cápsulas dentro do batom que são capazes de renovar a cor quando os lábios são friccionados.