Opções de produtos de maquiagem não faltam nas prateleiras. Mas usar tudo o que está disponível para ficar mais bonita pode parecer difícil para quem não tem muito conhecimento de como fazer a aplicação. Os tutoriais na internet e os cursos de maquiagem estão aí para isto, para tirar todas as dúvidas que possam surgir.

Há informações sobre como fazer maquiagens diferentes para olhos ou para determinados tipos de eventos, como casamentos. Pelo computador, você tenta imitar os movimentos para chegar ao mesmo resultado final de quem está ensinando. Já com os cursos, é possível vivenciar uma experiência e aprender na prática. As maquiadoras dão as dicas e acompanham todos os movimentos.

Os cursos de automaquiagem são oferecidos por lojas, salões de beleza e institutos de maquiadores. “O público que procura os cursos é bem diversificado. Tem mulheres que já possuem alguma noção e querem aprender mais. E aquelas que não sabem nada. A mulher que vem para o curso aprende sim, ainda mais por ser 100% prático”, conta Farliane Martins de Freitas, gerente da loja Contém 1g no Shopping Mueller, onde estão disponíveis cinco cursos de automaquiagem: iniciante, olhos, noite, mineral e segredos. Cada módulo custa R$ 100, com duração de duas horas.

A convite do TDelas, a maquiadora Cristina dos Santos, que ministra os cursos da Contém 1g, deu algumas dicas para quem está iniciando. Com este passo a passo, é possível arriscar e treinar os movimentos. Desta maneira, as mulheres ganham o estímulo para aprender ainda mais e fazer aquela maquiagem maravilhosa. A sugestão dela, que apresentamos ao lado, pode ser usada tanto no dia a dia quanto em eventos sociais. A vendedora Letícia Ribeiro foi a modelo desta “brincadeira”.