Eu sou um “Windows Guy” e estou acostumado com sistemas operacionais da Microsoft desde o DOS e, logo depois, Windows 3.1. Eu cresci fazendo edições no autoexec.bat e config.sys. Sim. Eu sou um dinossauro! Mas só o pensamento de formatar meu computador me dá um gelo na espinha, dor de cabeça estóica e constipação nasal por uma semana. Sou daqueles que usa o prompt de comando, até hoje, para copiar arquivos. Imagine o tempo gasto para aprender a me virar em uma plataforma completamente diferente da Microsoft!?

Mas tenho um amigo que pensa bem diferente. Já vi o cara usar Linux no notebook por várias semanas só de teimosia, possivelmente até se dar conta que Linux é mesmo pra servidor, convenhamos, e nunca vai deslanchar para o usuário comum enquanto não ficar realmente intuitivo. Já vi ele tentar viver sem Messenger por um bom tempo, pois não conseguia trabalhar com tantas interrupções.

Achei que ele tinha morrido nessa ocasião e acho que isso realmente aconteceu com a vida social dele nesse período. Além disso o cara faz paraquedismo e está aprendendo a nadar. Perto de mim, com meus hábitos confortáveis enraizados, ele é praticamente o Indiana Jones.

Desenterrei no histórico do meu MSN (ele já havia desistido de não usar o Messenger) e, em setembro do ano passado ele perguntou exatamente isso: “Será que é jogo comprar um mac?”. Eu não sabia se ele estava só curioso ou se realmente falava sério. Então passei para ele um post interessante de um cara que trocou uma vida de Windows por um Mac .

Não sei se ajudei, mas ele trocou o PC por iMac e adorou. Gostou tanto que até comprou até um Macbook em seguida. Ele teve que se adaptar à porcaria do Office para Mac, pagar U$ 100 por programas que conseguimos encontrar grátis no Windows e ainda usa Windows 7 dentro do Mac (acho que isso é macumba) para mexer na bolsa de valores e jogar. Mas o veredito, segundo ele, é um sonoro “valeu a pena trocar”.

Tanto meu amigo como o outro cara gringo que citei ficaram satisfeitos com a mudança. Bom para eles! Mas eu não quero sair da minha zona de conforto e hábitos enraizados. O máximo que vou experimentar é o Windows 7, algum dia. Talvez migre direto para o Windows 8 mesmo, só faltam uns 3 anos. Talvez eu morra antes disso e nem tenha que me dar ao trabalho.

Fonte: É muito difícil mudar do Windows para um Mac?