A Microsoft anunciou o lançamento mundial do programa MCSD ? Microsoft Certified Solution Developer para .NET, principal certificação para profissionais que desejam se especializar no desenvolvimento de aplicações com base na tecnologia Microsoft .NET. A partir de hoje, a carreira MCSD fica completamente focada nessa plataforma e destinada a engenheiros de software, analistas de aplicações e consultores responsáveis pelo desenvolvimento de soluções corporativas com ferramentas .NET, atestando sua capacidade na utilização do Visual Studio .NET e Web Services XML.

Segundo Luciane Galuppo, gerente de Treinamento e Certificações da Microsoft Brasil, a especialização MCSD para .NET terá cinco exames, um a mais do que a carreira atual, e custará em torno de R$ 8 mil incluindo as provas e aproximadamente sete treinamentos dependendo do conhecimento prévio do candidato. ?O mercado já demonstra um interesse significativo na arquitetura .NET e está à procura de profissionais com experiência na plataforma. A certificação MCSD é a melhor maneira de um desenvolvedor comprovar seu conhecimento e experiência em .NET?, garante. Os candidatos à nova certificação devem ter pelo menos dois anos de experiência no desenvolvimento e manutenção de soluções e aplicações corporativas.

Marcelo Negrini, gerente de desenvolvimento de negócios .NET da Microsoft Brasil, afirma que a demanda por esse tipo de profissional está em alta. “A arquitetura .NET encontra uma considerável aceitação no mercado, especialmente nos segmentos de finanças, manufatura, governo, telecomunicações e varejo. Gerenciamento de cadeia de suprimentos, integração de aplicações corporativas (EAI), aplicações móveis, comércio eletrônico e novos modelos de negócios baseados em Web Services são alguns dos projetos nos quais a tecnologia .NET já é utilizada”, informa.

O programa MCSD já está disponível nos 40 CTECs (Centros de Treinamento e Certificação Microsoft) em todo o Brasil. Brás&Figueiredo (São Paulo), Fast Trainning (São Paulo e Rio de Janeiro), Ka Solution (São Paulo), Hepta (Brasília), EFATEC (Brasília), Infnet (Rio de Janeiro), NSI (Rio de Janeiro) e Sofhar (Curitiba) são alguns deles. A lista completa dos CTECs e mais informações sobre treinamento e certificação Microsoft podem ser encontradas em www.microsoft.com/brasil/certifique.