A Microsoft Corporation anunciou mundialmente a disponibilidade do servidor Commerce Server 2002, indicado para clientes e parceiros que atuam no segmento de comércio eletrônico. O produto está disponível no Brasil, com uma série de novos recursos, como suporte online a operações globais e maior interação com o desenvolvedor, especialmente pela inclusão de ferramentas de e-business e pela integração ao Visual Studio .NET, anunciado em março.

O produto permite que empresas administrem e se conectem a redes mundiais de clientes e parceiros para a realização de transações em qualquer idioma ou moeda, trazendo maior poder de decisão a partir de recursos de gerenciamento e relatórios. ?O lançamento é estratégico para que o setor corporativo obtenha um diferencial competitivo no cenário de comércio eletrônico, garantindo a otimização dos negócios?, afirma Juliano Tubino, gerente de marketing do Commerce Server da Microsoft Brasil.

Novos recursos se destacam no Commerce Server 2002. Um portal para desenvolvedores traz ferramentas integradas para otimizar o trabalho e reduzir o número de linhas de código no Visual Studio .NET. O recurso application framework permite a criação de aplicações para a linguagem ASP.NET e o .NET Framework. Há ainda a função Global Online Business, que proporciona grande flexibilidade na compilação de catálogos e auxilia no desenvolvimento de soluções globais de comércio eletrônico.

O produto está disponível em duas versões: Enterprise e Standard. Indicada para grandes empresas, a versão Enterprise oferece alto nível de performance, disponibilidade e recursos analíticos para que companhias atendam a demanda de informações. Na versão Standard, apropriada para empresas de porte médio, o produto oferece recursos como o gerenciamento de catálogos e análise personalizada. O servidor é certificado para o Windows Datacenter.

O Commerce Server 2002 é o sucessor de dois produtos lançados nos últimos seis anos pela Microsoft: o Site Server 3.0 Commerce Edition e o Commerce Server 2000. Com grande potencial de escalabilidade corporativa nas situações de maior demanda, o produto suporta integralmente as configurações de milhões de usuários, centenas de catálogos e vários gigabytes de dados para análise.

Integração da plataforma .NET com o Passport

O Commerce Server 2002 possui um utilitário que demonstra como integrar serviços de identificação ao recurso autenticador Passport. Os usuários de comércio eletrônico poderão se beneficiar de um serviço único de autenticação, proporcionando o acesso a mais de um site protegido, com o mesmo conjunto de credenciais.