A Nokia e  Navteq estão desenvolvendo um concorrente 3D do Google Street View, que vai oferecer modelos tridimensionais de vilas e cidades.

“O Street View, apesar de ter transformado os mapas online fornecendo vistas panorâmicas de diversas ruas do mundo. não oferecia um serviço 3D”, diz Ville Veikko Mattila, do Nokia Research Centre. “O que estamos desenvolvendo é uma renderização 3D completa de nossos locais e ambientes”, complementa Mattila. “Isso é uma grande diferença.”

Os objetos renderizados no sistema da Nokia irão se parecer mais com os originais do que no Street View, mas talvez a a maior diferença seja a de que o usuários poderá andar de forma fluida por ambientes urbanos, e a Nokia sugeriu que poderiam licenciar os mapas 3D das cidades para empresas de jogos que queiram modelos urbanos 3D baratos, mas realistas.

“A renderização 3D dos edifícios com precisão no novo sistema vai facilitar a criação de coordenadas 3D para um determinado edifício, ou até mesmo um andar de um prédio comercial ocupado por uma empresa”, diz a Nokia.

Fonte: Nokia desenvolve rival para o Street View