Atendendo cerca de 50 mil alunos de instituições como ESPM, Ibmec/PR e Anhembi Morumbi, a Biblioteca Virtual Pearson, uma das soluções customizadas de ensino oferecidas pela Editora Pearson Education, já é um sucesso. E agora, numa iniciativa inédita e inovadora, ela está ampliando seu alcance ao oferecer recursos de inclusão digital a pessoas portadoras de deficiência visual.

Entre os recursos disponíveis está um plugin dentro do site da Biblioteca Virtual (www.bvirtual.com.br) que o deficiente visual pode baixar para imprimir páginas em braille e ter acesso à leitura sonora de textos ? a qual pode ser mais rápida, mais lenta ou soletrada, dependendo da necessidade do usuário. Já para deficientes visuais parciais, há a possibilidade de o texto ser aumentado em até 32 vezes. Além disso, a navegação pelo site é totalmente adaptada para a utilização do teclado, eliminando a necessidade do mouse.

Vale observar que esses recursos são válidos para todo o catálogo da Biblioteca Virtual, que conta hoje com mais de 200 títulos, entre eles best-sellers como Princípios de marketing, de Philip Kotler; Princípios de administração financeira, de Lawrence Gitman; Macroeconomia, de Olivier Blanchard, e Cálculo do Thomas, vols. 1 e 2, de Finney, Weir e Giordano.

Com essa ação, a editora Pearson dá mais um passo em direção à flexibilidade e à democratização do ensino, quebrando o paradigma de que a informação e o livro-texto são acessíveis a poucos.