O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) é patrocinador oficial do Rio Info 2008, evento anual de tecnologia da informação. O estande da entidade contará com a presença do W3C Brasil (World Wide Web Consortium – escritório Brasil), que traz o palestrante alemão Klaus Birkenbihl, coordenador dos escritórios internacionais do W3C, que falará sobre “Os caminhos para a web semântica”, tema de grande impacto no futuro da internet. O encontro acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro de 2008, no Hotel Glória, Rio de Janeiro.

A web semântica é um assunto que reforça a estratégia do W3C de dialogar com o mercado de TI sobre a adoção e desenvolvimento de novos padrões nos espaços em que atua.

“É importante colocarmos em pauta a discussão de uma web de compartilhamento de dados e a evolução do acesso a recursos”, afirma o gerente do escritório W3C no Brasil, Vagner Diniz. “Hoje é possível, por exemplo, extrair um extrato bancário pela internet, ter uma agenda online e fotos. No entanto, não é viável relacionar onde o usuário estava quando as imagens foram tiradas ou o momento em que determinada compra foi efetuada. É disso que trata a web semântica: da possibilidade de relacionar, compartilhar e reutilizar dados que estão além das aplicações, empresas ou comunidades na web”, detalha o executivo.

A apresentação de Birkenbihl fará parte do Fórum Tecnológico, que acontecerá no dia 2 de outubro de 2008. Além disso, o evento apresenta o Fórum de Negócios e oficinas de mobilidade, ambientes de virtualização e engenharia de softwares. O encontro formará uma ampla discussão entre as comunidades de TI nacionais e internacionais sobre convergência digital, perspectivas da web, software livre como negócio e bons investimentos para as empresas.