Brasília ? O software (middleware), responsável pela interatividade entre a TV Digital e os telespectadores, foi desenvolvido  pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Batizado com o nome de "Ginga", o middleware padrão do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) será lançado em código aberto e livre, na próxima terça-feira (03/07), no Rio de Janeiro.

O projeto recebeu investimento de R$ 5,7 milhões do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), que é coordenado pelo Ministério das Comunicações. "O Ginga reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras adequadas à realidade do nosso país. Hoje, ele é reconhecidamente o mais avançado do mundo. O sucesso do programa é um exemplo de que vale a pena investir no desenvolvimento da tecnologia nacional, de acreditar em nossos cientistas", afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

O software oferece facilidades para o desenvolvimento de conteúdo e diversos aplicativos. Ele possibilita, por exemplo,  que os conteúdos da TV Digital sejam exibidos nos mais diferentes sistemas de recepção, independente do fabricante e do tipo de receptor, como a  TV, celular, computadores de mão (PDAs), satélite, cabo, entre outros.

Inicialmente, a recepção será voltada para os terminais de TV aberta. Novos investimentos vão assegurar o desenvolvimento do Ginga,  a fim de atingir todos os tipos de receptores. Assim, além de tornar-se uma tecnologia mais comercial, com um mercado mais amplo, o middleware possibilitará uma verdadeira inclusão social, permitindo que todas as pessoas tenham acesso à tecnologia digital, independente do tipo de receptor.

O Secretário de Telecomunicações, Roberto Pinto Martins, representará o Ministério das Comunicações na cerimônia de lançamento do Ginga, que antecederá a abertura do congresso anual da Sociedade Brasileira de Computação.

Data: 03/07/2007

Horário: 15h40

Local: Auditório Principal do Instituto Militar de Engenharia Praia Vermelha, Rio de Janeiro