A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Curitiba e Região Metropolitana (CDL) e a empresa SK Digital lançaram hoje(23), para empresários, lojistas e autoridades o mais novo projeto de segurança monitorada. Com o objetivo de disponibilizar alta tecnologia para os pequenos e médios comerciantes, de uma forma totalmente acessível, a CDL fechou convênio com a SK Digital, empresa paranaense especializada em desenvolvimento de tecnologia para vídeo-monitoramento.

A instalação deste novo sistema digital foi realizada no Shopping Pólo das Malhas, no bairro Boqueirão. A título de projeto piloto, este equipamento não teve custo para a administração do estabelecimento.

O Shopping foi escolhido pela CDL devido ao grande número de lojistas, mais de 280 pontos de venda, e pelos constantes problemas de assaltos no local. De acordo com a Polícia Militar, de janeiro a junho deste ano ocorrem 69 furtos simples a Shoppings da cidade. Essas ações são as que mais geram prejuízos aos lojistas, que não possuem maneiras de identificar os ladrões e recuperar mercadorias.

A área externa do local está sendo vídeo-monitorada 24 horas, desde o dia 18 de julho. Através do novo sistema está sendo possível gerenciar remotamente as imagens da movimentação que acontece na entrada e no estacionamento do Pólo das Malhas. A tecnologia também possibilita a visualização das imagens monitoradas, aos diretores do Shopping de qualquer parte do mundo, através da Internet.

Apresentou o sistema de vídeo-monitoramento aos convidados o Ex-Coronel do Exército, Orlando Bassani, diretor da NGO, uma das maiores empresas de gerenciamento de risco do Brasil, instalada em São Paulo. Esta empresa desenvolve projetos de segurança para grandes corporações do país e do exterior. Antes de conhecer o vídeo-monitoramento, os equipamentos eram importados do Oriente Médio, substituindo, agora, pela tecnologia nacional.

“Esta tecnologia, permite que alarmes falsos não sejam disparados uma vez que, o sistema aciona dispositivos de alarmes apenas em casos reais, além de transmitir em tempo absolutamente real a imagens do local, evitando assim o deslocamento de policiais ou bombeiros ao local da falsa ocorrência” ? explica Bassani.

Para o Major Jorge Costa Filho da Polícia Militar, qualquer iniciativa que vise melhorar a segurança da população é válida, pois vem colaborar com a polícia. “Estes equipamentos ajudam muito na prevenção de furtos e roubos.”- informa o policial.

A continuidade desse projeto ocorrerá através de uma redução de custos para os pequenos e médios lojistas, que a partir de agora poderão contar com a alta tecnologia para se proteger. “A idéia da CDL é propagar o sistema por várias lojas de Curitiba, shopping, centro comerciais e ruas segmentadas.”- informa Sueli Gulin Calabrese, presidente da CDL.