O médico veterinário Paulo Holanda, colaborador do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), foi eleito por unanimidade presidente da Comissão Técnica para Estudo de Modelo de Acreditação de Atividades de Centros de Recursos Biológicos (CT-CRB). A comissão foi instituída no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), no começo de agosto, com o objetivo de discutir, desenvolver e aplicar as regras de funcionamento para Centros de Recursos Biológicos (CRBs).

A criação da comissão, composta por representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Saúde, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de institutos de ciência e tecnologia, universidades e especialistas convidados, atende a um decreto de 2007, que institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, e acompanha iniciativas internacionais na consolidação de CRBs.

A previsão do grupo é de que até o final de 2012 uma rede global de centros de recursos biológicos esteja estabelecida. “O Brasil precisa estar pronto para participar desse mercado que envolve, de maneira racional e sustentável, o material biológico de interesse biotecnológico”, afirma o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas.

De acordo com Holanda, a comissão oferecerá modelos para que as atividades de um CRB sejam realizadas com competência técnica comprovada, prezando pela saúde e segurança biológica, conservando a biodiversidade e fazendo bioprospecção, sem deixar de respeitar as leis, regulamentos e acordos nacionais e internacionais.

Há três anos, o Tecpar está envolvido nas atividades do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para estruturação e consolidação de centros de recursos biológicos no Brasil, e a Divisão de Certificação do instituto participa desde 2001 do desenvolvimento de um sistema de avaliação da conformidade de material biológico de interesse biotecnológico. A eleição ocorreu no último dia 4 de novembro na sede do Inmetro, no Rio de Janeiro, durante uma reunião ordinária da comissão.