Segundo cientistas da Royal Society, um novo oceano está nascendo no meio da África. Geólogos que trabalham na região de Afar, na Etiópia, dizem que, eventualmente, esse oceano irá dividir o continente em duas partes – mas vai levar, aproximadamente, 10 milhões de anos para que isso aconteça.

A equipe de cientistas disse ter testemunhado mudanças incríveis na formação geológica de Afar nos últimos cinco anos. Segundo eles, o continente está se abrindo sob os pés dos habitantes do lugar.

Em 2005 uma fenda de 60km de comprimento e oito metros de largura se abriu em um período de apenas 10 dias. Lava do interior da Terra está aflorando pela fenda, contribuindo para que ela se separe e cresça ainda mais.

Outros especialistas da Universidade de Bristol apontam o fato de que, como algumas regiões próximas da fenda estão abaixo do nível do mar, a água, provavelmente, vai tomar conta da região, criando o novo oceano.

Os pesquisadores acreditam que, ao observar esse fenômeno, eles podem entender melhor o processo pelo qual a Terra passou para adquirir as configurações atuais.

Fonte:Um novo oceano está nascendo na África .