Roma – O novo motor de pesquisa Wikia Search (http://www.wikia.com/wiki/Wikia), a partir desta segunda-feira (7) ativo na Internet, se prepara para começar a batalha contra o consolidado portal Google.

Idealizado pelo criador da Wikipedia, Jimmy Wales, o novo motor de pesquisa possui os princípios de uma enciclopédia online, com destaque para a modalidade open source, que permite aos usuários participarem melhorando com o tempo o projeto, ainda em fase embrionária.

O sistema de catalogação da Internet se chama Grub e se baseia nas contribuições dos computadores dos usuários que, assim como com Wikipedia, podem editar e modificar os resultados das pesquisas.

Mas enquanto a enciclopédia livre é uma fundação sem fins lucrativos, o motor de pesquisa nasce com objetivos de lucros e será financiado com a venda de espaços publicitários na Internet.

A principal diferença com o Google está na escolha de não computar automaticamente os dados sobre pesquisas efetuadas pelos usuários, argumento que desde o início gera polêmicas em relação à gigante norte-americana de Mountain View.

A resposta a esta tentativa de colocar em discussão uma liderança já consolidada na área não demorou. A Google acaba de lançar a Knol, contração da palavra "knowledge", conhecimento em inglês, uma enciclopédia online na qual os usuários inserem os seus artigos, assinados e não modificáveis por outros internautas.