Torres (RS) é considerada a capital nacional do balonismo, por realizar por tantos anos consecutivos um evento estimulando a prática desse esporte no Brasil. A cidade também se destaca no cenário internacional do balonismo, pois em apenas dois outros lugares no mundo acontecem eventos similares por tanto tempo: nos Estados Unidos, em Albuquerque, estado do Novo México, e na Suíça, em Chateau D’Ouex.

O 22º Festival Internacional de Balonismo de Torres acontecerá de 29 de abril a 2 de maio de 2010. Serão quatro dias de intensa programação no ar e na terra. A realização é da Prefeitura de Torres e da Air Show, do Rio de Janeiro. O evento é realizado anualmente no Parque Municipal de Exposições Odilo Webber Rodrigues, o Parque do Balonismo, localizado na Avenida Castelo Branco, s/nº, com ingresso livre para os visitantes.
Torres é a única cidade da América do Sul que realiza um festival de balonismo há 21 anos consecutivos.

O Festival de Balonismo em Torres iniciou por acaso. Em 1989, durante os preparativos da II FEBANANA, festa anteriormente realizada no Município, os organizadores resolveram inovar e trazer alguns balões para a divulgação do evento. O interesse do público pelos balões foi tanto que, em outubro daquele ano, surgiu o 1º Festival Sulbrasileiro de Balonismo em Torres.