O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, maior evento de música clássica da América Latina, teve lançada sua programação oficial. Em 2009, o tema do Festival será o Ano da França no Brasil, com uma homenagem a Heitor Villa-Lobos.
A abertura do Festival aconteceu no Salão Nobre da Secretaria de Estado da Cultura, e contou com a presença de diversas autoridades e jornalistas, que também apreciaram um coquetel servido pelo grupo jordanense Cozinha da Montanha.

A 40ª edição do Festival acontecerá entre 4 e 26 de julho, apresentando 45 concertos em seis espaços distintos na cidade, onde 18 concertos deverão ser gratuitos a turistas e jordanenses. Além disso, cerca de 140 bolsistas selecionados poderão se aprimorar artisticamente com grandes profissionais, incluindo professores franceses. Ao final do festival, será formada a tradicional Orquestra Acadêmica, composta pelos bolsistas do festival.

Chancelado pelo Comitê Misto do Ano França no Brasil, o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão fará parte das comemorações oficiais do França.BR2009, consagrando os mais de 100 anos de intercâmbio cultural entre os dois países, inaugurada nos primeiros anos do século XX.