Localizado no alto da Serra da Mantiqueira, este pequeno Município já é considerado uma das 7 maravilhas de Minas. E não é para menos. Itamonte é um dos únicos municípios do Brasil privilegiado por ter grande parte de seu território preservado. Isso devido à presença dos Parques: Nacional do Itatiaia, Estadual Serra do Papagaio e pela APA (Área de Preservação Ambiental) Serra da Mantiqueira. Além disso, integra o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira e faz parte do Caminho Velho da Estrada Real.

O município possui clima tropical de altitude, com invernos rigorosos (temperatura de até 5º graus negativos) e verões amenos (atingindo até 25º positivos). Um clima excelente para a prática de esportes e o restabelecimento do corpo e da alma.

Itamonte é hospitaleira como toda boa casa mineira. Existem diversas opções de hospedagem para quem vem visitar a cidade, de hotéis de luxo à aconchegantes pousadas. A cozinha, além da típica culinária mineira, tem em seu cardápio a truta e o pinhão como diferenciais. Ninguém resiste a produtos como: queijos, lingüiça, truta defumada, compotas, geléias, frutas secas, café… Todos produzidos com alta qualidade no município.
O artesanato é diversificado, tanto em sua técnica como no material utilizado (lã,cipó, palha de milho, palha de taboa, retalhos, bambu, sementes, madeiras rústicas e outros) e possui peculiaridades que valorizam a cultura Itamontense.

Escalada, rapel, acqua ride, canoagem, rapel em cachoeira, tirolesa, cavalgadas, ciclismo de montanha, arborismo infantil, vôo livre (asa delta e parapente), passeios 4×4, pesca esportiva, caminhadas e travessias são opções de lazer que esta terra proporciona tanto no verão quanto no inverno.