Cabreúva foi fundada em princípios do século XVIII por um membro da família Martins e Ramos, o qual, à procura de um lugar para instalar-se, subiu explorando a margem direita do rio Tietê até encontrar um vale encravado entre três grandes serras – que mais tarde seriam denominadas Japi, Guaxatuba e Taguá, onde

constatando o clima ameno, a fertilidade do solo e a abundância de água existentes, estabeleceu-se.

Um dos destaques da cidade é o Turismo Rural, onde o visitante pode conhecer de perto o sistema “colhe e pague” em diversos tipos de produção agrícola. Outro ponto forte da cidade é a produção artesanal de cachaça que fez parte da história da cidade sendo a principal economia da cidade logo depois de fundada e prevalece até hoje, sempre inovando e diversificando nos licores e doces de pinga.

O público aventureiro também tem seu lugar aqui em Cabreúva e pode praticar esportes de aventura e radicais, como: tirolesa, escalada, rapel, canoagem, arvorismo entre outros em alguns dos campings da cidade. Além das trilhas onde o visitante pode desfrutar da belíssima paisagem da Serra do Japi, com suas nascentes, cachoeiras, flora e fauna exuberantes, acompanhados por monitores e guias.

Confira alguns dos principais pontos turísticos da cidade:

Alambiques

Um dos pontos fortes da cidade é a produção artesanal de cachaça que fez parte da história da cidade sendo a principal economia da cidade logo depois de fundada e prevalece até hoje, sempre inovando e diversificando nos licores e doces de pinga.

Caminho do Sol

O Caminho do Sol é um roteiro que totaliza 227 km, onde o peregrino percorre tudo a pé em busca da paz, reflexão e iluminação interior. Teve sua inauguração em 2002 e desde então Cabreúva faz parte deste roteiro devido à receptividade, hospitalidade do seu povo.

Cruzeiro

O Cruzeiro se encontra no alto do bairro do Vale Verde e tem uma vista privilegiada do centro da cidade, onde é possível ver os morros e o verde abundante.

Estrada Parque

A Estrada Parque ou SP-312 é um trecho que liga Cabreúva a Itu. É área de proteção ambiental e passa pela Serra do Japi, bem ao lado do rio Tietê. Com curvas sinuosas, a estrada tem uma beleza à parte, com suas grutas, fauna e flora peculiares.

Igreja Matriz

Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, cuja construção data de 1890, está localizada no centro da cidade, na Praça Comendador Martins.

Praça Comendador Martins

Todos os segundos sábados de cada mês, a Praça Comendador Martins recebe a feira de artesanato com belíssimas peças em madeira, tricô, bijuterias, bordados, velas, sabonetes, origami e telas de tinta óleo. São produtos de excelente qualidade e produzidos pelos próprios cabreuvanos.

Serra do Japi

Conhecida como um dos maiores atrativos da cidade de Cabreúva, a Serra do Japi possui cachoeiras, nascentes, flora e fauna exuberantes, onde pode ser visitados com acompanhamento de monitores e guias.