A visita ao norte e o sul da Patagônia é mais bem aproveitada nas épocas mais quentes do ano, quando a neve e o frio intensos dão uma trégua. Por isso, Bariloche (norte) e as cidades de El Calafate e El Chálten (sul) vêm se tornando cada vez mais destinos de brasileiros que procuram uma alternativa ao tão comum cenário de praia.

O verão nestes pontos turísticos é repleto de paisagens e locais maravilhosos para visitar e excursões que proporcionam ao visitante experiências únicas. Lagos, bosques, labirinto de pedras, montanhas e os gigantes glaciares podem e são desvendados em passeios que agências e hotéis oferecem. Catamarãs, trilhas a cavalo, a pé ou em carros 4×4 são algumas das atividades.

O Hotel Los Sauces (sul da Patagônia) e o Panamericano Bariloche (norte da Patagônia) são as opções mais procuradas por turistas que chegam à Argentina e que estão em busca de locais diferenciados e principalmente, cercados de belezas naturais e serviços exclusivos.

Norte

Os gigantes glaciares estão nos roteiros turísticos oferecidos por agências e hotéis no verão.

Localizado no centro de Bariloche, cidade do norte da Patagônia, o hotel Panamericano Bariloche é um dos maiores na categoria cinco estrelas e tem uma das vistas mais privilegiadas de toda a região, pois está ao lado do Lago Nahuel Huapi.

Apesar de existir há mais dez anos, o hotel está constantemente atualizado. O recém-inaugurado Mineral Spa foi todo decorado pelo badalado arquiteto argentino, Gonzalo Fernández. Com vista para o Lago Nahuel Huapi, o spa oferece tratamentos exclusivos de beleza baseados na energia das pedras e ervas dos Andes.

A gastronomia também reflete o jeito antenado deste hotel receber e agradar seus hóspedes. Martin Zorreguieta, irmão da Princesa da Holanda, é o chef que comanda o Tinto Bistrô.

O restaurante oferece cozinha mediterrânea e um mix interessante de sabores, como por exemplo, o Sufista Patagônico, prato que leva pescado local com leve sabor apimentado.

Pedras e ervas dos Andes são usadas nos tratamentos do spa do Panamericano Bariloche.

São 300 quartos divididos entre duas torres e quase todos, com vista para o lago. As tarifas para primavera/verão (janeiro, fevereiro, março e outubro, novembro e dezembro) variam a partir de US$ 200 por pessoa. Informações: www.panamericanobariloche.us.

Sul

Inserido no guia SHL – Small Luxury Hotels of the World -Los Sauces é o destino para quem busca conforto, exclusividade e experiências únicas. Localizado na cidade de El Calafate, que faz parte da província de Santa Cruz e abriga um dos glaciares mais famosos do mundo, o Perito Moreno, o hotel além de novo (aberto no ano passado) oferece uma combinação de spa, contato com a natureza e descanso.

Em paisagem bucólica, Los Sauces oferece hospedagem em 18 suítes distribuídas em chalés estilo campestre.

O conceito único dos Los Sauces é visto logo nas primeiras imagens do visitante. Apesar de estar a três quadras do centro de El Calafate, seu design é inspirado em casas de campo, que conferem um ar de tranqüilidade.

Para hospedagem, s&atilde,;o apenas 18 suítes que estão distribuídas em cinco casas temáticas: Caprichos, Tango, Calafate, Tehuelche e Margarita. Há também o Spa Casa Las Piedras. Construído e esculpido em uma pedra sob formato octagonal, o spa abriga em cada ponta da figura geométrica salas que oferecem tratamentos faciais, corporais, saunas, ducha escocesa, entre outros serviços. O tratamento mais procurado por hóspedes do mundo todo é o de pedras quentes da Patagônia – retiradas do cerro Calafate.

O Los Sauces oferece passeios exclusivos e com guias privados. Trilhas a pé, a cavalo ou em carros 4×4 ao Monte El Calafate e seu labirinto de pedras, bem como a visita ao Glaciar Perito Moreno, que combina passeio em embarcações especiais que navegam o Lago Argentino, minitrekking sob o gelo do glaciar e caminhada por uma trilha que mostra o outro lado do Perito Moreno, são algumas das atrações em El Calafate.

O preço das diárias no Los Sauces varia a partir de US$ 690 por pessoa, incluindo café-da-manhã. Mais informações: www.casalossauces.com.