Quem pensa que Balneário Camboriú (SC) é só um destino de verão está enganado. Ao longo dos anos, o município tem investido em atrativos para oferecer aos visitantes opções de lazer, entretenimento e cultura longe das areias da praia.

Um dos exemplos de equipamentos que fazem parte do rol turístico da cidade é o Cristo Luz – Complexo Turístico Panorâmico. Considerado um dos principais atrativos de Santa Catarina, o complexo recebe famílias, casais e grupos de amigos que aproveitam sua estrutura de lazer, visitam o monumento e assistem ao espetáculo de cores e luzes, além de apreciar a vista panorâmica da cidade.

Com 33 metros de altura, o monumento Cristo Luz – grandiosa obra de arte de 528 toneladas – segura em sua mão esquerda o símbolo do sol que ilumina a cidade todas as noites através de luzes multicoloridas, que podem ser observadas por todas as pessoas na área central de Balneário Camboriú.

A roupagem do Cristo é outra atração inédita. Sua iluminação especial permite sete combinações de cores alternadas. As luzes se acendem, de dezembro a março, a partir das 20h e, de abril a novembro, a partir das 19h.

Roupagem do Cristo ganha cor diferente para cada dia da semana.

A cada dia há uma cor predominante com uma representação simbólica. No domingo, a cor que predomina é o branco, simbolizando a paz e a fé. Na segunda-feira, a cor é o amarelo, representando a paz e a energia.

Na terça-feira, a cor é a verde (paz e natureza). Na quarta-feira, a azul (paz e saúde). Na quinta-feira, a lilás (paz e reflexão). Na sexta-feira, predomina a vermelha (paz e amor). No sábado é a rosa (paz e felicidade).

Atrações

Motivos não faltam para visitar o Complexo Cristo Luz. Um show de atrações reúne pessoas do Brasil e exterior durante todos os meses do ano. Imperdível é observar as vistas para o mar e para a cidade através dos dois mirantes aos pés do monumento. Ali também se concentra a gruta de Nossa Senhora Aparecida.

O Memorial Balneário Camboriú e de Arte Sacra é mais uma alternativa de passeio no complexo. Trata-se de exposição permanente através de painéis fotográficos que mostram a história e a evolução da cidade desde 1915.

Na área de Arte Sacra, destaque para a réplica das vestes usadas pelo papa Bento XVI na missa realizada no Campo de Marte (SP) em sua visita ao Brasil. As vestes, tanto as originais quanto as réplicas, foram confeccionadas pela empresa de Balneário Camboriú, Arte Sacro Paramentos Litúrgicos.

Gastronomia

O local também concentra restaurante e pizzaria e apresenta o melhor da gastronomia variada, entre massas, carnes, aves e frutos do mar. As pizzas são assadas em forno à lenha e são mais de 45 opções de recheios.

Tudo isso é oferecido em um ambiente intimista e acolhedor, com direito a observar as imagens panorâmicas da “Capital Catarinense do Turismo”. O complexo conta ainda com loja de souvenirs, central de informações e estacionamento com capacidade para 500 carros.

Serviço: para visitar o complexo Cristo Luz, há ônibus gratuito durante o ano todo partindo de vários pontos da Avenida Brasil, no centro de Balneário Camboriú. Grupos acima de 30 pessoas podem agendar o transporte exclusivo pelo telefone (47) 3367-4042. O ingresso, por pessoa, custa R$ 7, até as 19h, e R$ 14, depois das 19h. O acesso ao complexo é feito pela Rua Indonésia, no Bairro das Nações. Informações: (47) 3367-4042, 3363-2329 ou 3367-3369.