Localizada no município de São Gonçalo do Amarante no Ceará, Taíba é uma antiga aldeia de pescadores que se tornou um grande potencial turístico, devido a suas inúmeras belezas naturais. Possui povo hospitaleiro, que está sempre disponível a receber seus visitantes com muita simpatia e alegria, características típicas do lugar.

Seu mar é propício para a prática de esportes aquáticos como o surfe, o windsurfe e o bodyboarding. As noites são festivas com o forró esquentado, pagode e samba no pé. Ao longo da praia, barracas com bons tira-gostos aos quais se incluem caranguejo, peixe frito, além de camarão e lagosta. Mas a maior sensação gastronômica da região é o Festival do Escargot, que é realizado todo mês de agosto.

A deliciosa e sofisticada comida desperta a curiosidade de milhares de turistas do Brasil e do mundo, gerando mais trabalho e renda para o distrito, que já tem 27 criatórios. A visão mostrada é de um jogo de matizes que seduz pelo mar azul, o dourado do sol, a praia com areias aqui e ali enverdecidas pelos coqueirais.
Assim é Taíba. Praia de vizinhos reunidos para o papo agradável.
Com certeza, esse é um lugar ideal para visitar no Ceará.