Geninho Góes.

A oitava edição da BNT Mercosul – Bolsa de Negócios Turísticos, ocorrido nos dias 24 e 25 de maio no parque Beto Carrero World, Penha (SC), reuniu um total de 3.856 profissionais do setor de turismo, entre agentes de viagens, operadores e imprensa especializada. A organização do evento contabilizou a participação de profissionais de 169 cidades brasileiras, além de pessoas do Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile (delegação com quarenta agentes) e Alemanha.

Mais de quatrocentos expositores mostraram seus produtos e serviços nos 120 estandes da feira. Eram associações, entidades, empresas privadas e órgãos oficiais de turismo. O único expositor estrangeiro presente foi um órgão de turismo da África do Sul. “A idéia é divulgar o Brasil em primeiro lugar, por isso, só há um estande de fora”, explicou Geninho Góes, um dos organizadores.

Geninho afirmou ainda que não há intenção de aumentar significativamente o número de participantes a cada ano. “Queremos, cada vez mais, qualidade dos participantes, exigindo que sejam profissionais que atuam no mercado”, enfatizou. Em relação ao volume de negócios, Geninho prefere não fazer qualquer previsão. “Acho muito difícil contabilizar, seria um chute”, disse. Para ele, uma prova de que a feira gera negócios é que os expositores sempre voltam a participar. “O dono de um hotel de Balneário Camboriú, por exemplo, disse que aumentou em 47% o seu movimento graças a um de seus hóspedes que participou da BNT no ano anterior e que indicou o hotel para clientes”, comentou.

A nona edição da BNT Mercosul já está marcada. Será nos dias 23 e 24 de maio de 2003, também no Parque das Nações, do parque Beto Carrero World.