Eliane Carvalho/Prefeitura do Rio
Com anjos, bailarinas, príncipes e gnomos, a Parada Iluminada enfoca principalmente as crianças.

O mundo dos contos de fadas vai invadir a Praia de Copacabana no final do ano. Na noite de 23 de dezembro, entre 20h e 22h, a Prefeitura do Rio realiza, com patrocínio da Coca-Cola, o evento Parada Iluminada, que vai percorrer um trajeto de três quilômetros, do Posto 6 até a Avenida Princesa Isabel. ?Vamos oferecer aos cariocas uma opção gratuita de cultura, entretenimento e confraternização associada ao espírito de Natal e direcionada, principalmente, às crianças.

O evento passará a fazer parte do calendário anual da cidade. A cidade já brilha muito entre o réveillon e o Carnaval. Com este evento, queremos alargar esse período, reforçando nosso potencial turístico no verão?, diz o prefeito do Rio, Cesar Maia.

Com investimento de R$ 2,5 milhões, o evento terá 14 alas com 350 figurantes representando diversos brinquedos e personagens do universo mágico das histórias infantis, e também trinta bonecos gigantes em seis carros alegóricos e sete tripés. A orla vai estar toda sonorizada e a iluminação será um show à parte.

O público poderá assistir ao espetáculo a partir do calçadão da praia e do canteiro central da Avenida Atlântica. Quem estiver parado em um ponto da orla verá o desfile inteiro em 30 minutos. ?Será um espetáculo de teatro e dança itinerante com uma associação a certos aspectos da parada tradicional. Várias cenas vão se repetir ao longo do percurso.

A ação dramática irá informar a platéia sobre os três atos: a anunciação do nascimento de Jesus, os sonhos das crianças com contos de fadas e a noite de Natal?, adianta a diretora artística do evento, coreógrafa Regina Miranda.

Entre os personagens, a parada vai apresentar anjos, Estrela de Belém, Reis Magos (presépio), bailarinas, soldadinhos de chumbo; palhaços de corda, Quebra-Nozes, príncipes e princesas, bonecos de neve, gnomos, elfos e Papai Noel, representados por diversos grupos e escolas de dança do Rio de Janeiro, além de integrantes de ONGs ligadas ao universo cultural da cidade e o coro Princesas de Petrópolis, com 40 meninas de 9 a 19 anos. Atores, cantores, atletas e personalidades também farão parte do evento.

Serviço – A Parada Iluminada acontecerá dia 23, das 20h às 22h, na Avenida Atlântica -do Posto 6 até a Avenida Princesa Isabel, na Praia de Copacabana, Rio.