As férias de julho atraem milhares de turistas para Fortaleza. Recebê-los bem é a vocação da cidade, por isso a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), mantém três Casas do Turista, nos principais corredores turísticos da cidade.

Quem visita a capital cearense pode encontrar esses pontos de apoio no calçadão da Av. Beira Mar, na Praça do Ferreira e no Mercado Central.
Em todas as casas, o turista tem acesso a terminais de computador, ligados à internet, e aos principais sites de turismo, com informações sobre a cidade e alguns roteiros fora da capital. Além disso, o turista pode dispor de serviços de recebimento de fax e telefonemas para números gratuitos, como call centers de companhias aéreas.
Nas Casas, há TVs onde são apresentados vídeos informativos sobre a capital e outros roteiros. Estão disponíveis, ainda, para os turistas guias, mapas e outros materiais informativos. Em todas as três unidades, há informantes bilíngües trabalhando nos três turnos.

Mais de 3 mil turistas passaram pelas Casas do Turista durante a última alta estação (janeiro de 2010) em busca de informações sobre a cidade.
Os turistas que estão ou que ainda não chegaram à Fortaleza, podem buscar mais informações sobre os principais pontos turísticos da cidade ligando para o Disque Turismo no (85) 3257-1000.