Distante 103 km da capital do Espírito Santo, o município de Venda Nova do Imigrante é um refúgio para quem busca tranqüilidade, lazer e diversão em meio à Mata Atlântica. A cidade destaca-se não só pelas belezas naturais de seus vales e montanhas, mas também pela rica cultura trazida pelos imigrantes que colonizaram a região no fim do século XIX.

A colonização predominantemente italiana deixou fortes traços na cultura, na culinária e no modo de vida da população. A economia do Município é essencialmente agrícola e o principal produto é o café arábica, considerado o melhor do Estado. Também é conhecida por suas festas, que atraem pessoas de diversas partes do Estado em busca da contagiante animação e hospitalidade local. A mais famosa delas, a festa da Polenta, é a maior celebração da cultura italiana do Espírito Santo.

Quem gosta de esportes radicais não vai conseguir ficar parado. Trilhas para jipes e motos, pedras ideais para rapel e escalada e diversas rampas para salto de asa-delta e parapente fazem a alegria dos amantes dos esportes radicais que visitam a cidade. Outra atividade que vem se desenvolvendo e tem trazido bons resultados é o agroturismo. Em Venda Nova podem-se comprar diversos produtos caseiros no local onde são produzidos e ainda visitar belas propriedades rurais.