A beleza natural de Chapada dos Guimarães, localizada 67 km ao norte de Cuiabá (MT), atrai turistas à região. Com cachoeiras, paredões, formações de arenito, grutas, cavernas e rios, o município é uma ótima opção para quem visita o Estado. Assim, Chapada dos Guimarães é um misto de história e paisagens de fauna e flora diversificadas voltada para os amantes da natureza.
Além disso, outra atração no município é o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, uma vez que é um evento cultural e artístico mais importante de Mato Grosso.

O Festival faz parte da história do Estado, e o primeiro evento foi realizado em 1984, debaixo da lona de um circo. O evento cresceu e ganhou um espaço específico. Há alguns anos, o festival passou a ser realizado na praça cultural da cidade.
Neste ano, a 26ª edição do Festival tem como tema “No Coração das Américas”, na qual a prefeitura municipal convidou 19 países da América Latina, para mostrar arte, dança e artesanato típico.
Organizado pela prefeitura, com o apoio do Governo do Estado, o evento começou no dia 25 de junho e segue até 18 de julho com diversas atrações musicais. Ao todo serão 24 dias de evento.
“Chapada dos Guimarães é um cenário único de belezas naturais com história rica da população. Assim, o Governo do Estado apoia os grandes eventos que potencializam o município”, declarou a secretária de Estado de Turismo, Vanice Marques.