Carmo do Rio Claro está localizado na região sudoeste de Minas Gerais, à 430 quilômetros de São Paulo. A história de Carmo do Rio Claro começa a ser traçada em meados do século XVIII. Os primeiros habitantes das terras ao redor da Serra da Tormenta foram os índios caiapós e alguns negros alforriados que montaram seus quilombos.

A diversidade dos pontos turísticos de Carmo do Rio Claro encanta quem a visita. A natureza presenteou a cidade com belas cachoeiras, montanhas com vistas encantadoras, muito verde e o Lago de Furnas que banha o município e encantam os turistas com as cachoeiras e a paisagem natural. No Lago é praticada pesca esportiva, além de 150 pescadores locais que garantem o sustento da família com a venda dos peixes.
Do alto dos 1.287 metros da Serra da Tormenta, as asa-deltas e os paragliders, colorem o céu da cidade. O relevo em seu topo faz uma rampa natural, o que possibilita voar em qualquer época do ano, independente dos campeonatos que ocorrem na cidade. A prática do vôo livre proporciona uma visão maravilhosa da beleza do Lago de Furnas.
A cidade se destaca na região, no Brasil e no mundo com as peças de artesanatos e doces produzidos na cidade. Os tecelões se utilizam de toda a sua criatividade na confecção de tecidos utilizados em diversas peças de decoração, acessórios e vestuário. Muitas peças ainda recebem acabamento de crochê e bordado. A cidade possui hoje, 2 mil e 200 pessoas envolvidas com o artesanato local, incluindo os que amarram, tecem e os que vendem suas peças para outros estados do país, além de exportarem para paises da Europa. As conservas de doces são fabricadas sem nenhum tipo de aditivo químico, realçando ainda mais o sabor das frutas. A variedade e a disposição das frutas nos recipientes e os desenhos feitos manualmente tornam cada vidro de conserva uma peça de arte única.
Os Carmelitanos se encarregam de oferecer uma hospedagem acolhedora e criam uma tecelagem única e saborosos doces artesanais.