Barão de Cocais fica a 93 km de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, através da BR-381, em direção a João Monlevade. Conhecida nacionalmente como Portal do Caraça, foi fundada no inicio do século XVIII, por bandeirantes portugueses e paulistas que descobriram o lugar depois de descer o rio São João. É uma cidade histórica, com muitos atrativos turísticos, tanto naturais como históricos.

O Santuário de São João Batista, primeiro projeto arquitetônico de Aleijadinho, teve sua construção iniciada em 1764 e concluída em 1785. É considerada projeto de Aleijadinho , pelo desenho do frontispício, pelo arco cruzeiro, pela ousadia de dispor as torres diagonalmente em relação ao corpo de igreja.
A Serra da “Cambota”, conhecida como Serra do Garimpo, é uma região de rara beleza, proporciona aos adeptos do ecoturismo locais adequados para prática de caminhada, ciclismo de montanha e escalada.
O Sítio Arqueológico da Pedra Pintada é o programa ideal para quem busca história e conhecimento. Suas pinturas rupestres, datadas de aproximadamente seis mil anos, formam três grandes painéis compostos por cenas de caçadores perseguindo suas presas e pelos diversos rituais realizados no local. O Sítio está localizado na Serra da Conceição, numa altitude de 1250 metros acima do mar.