O município de Piúma localiza-se no litoral sul do Estado do Espírito Santo, e faz divisas com os munícipios de Anchieta, Itapemirim e Iconha. Tendo como principal via de acesso a BR-101, e pelo litoral, a Rodovia do Sol, que liga as cidades litorâneas do sul do estado.

Apesar de ser um dos menores municípios capixaba, com uma área de 73,86 Km², Piúma está em pleno desenvolvimento. Na cidade você encontra belas praias e ilhas como a Ilha do Gambá, Ilha dos Cabritos, Ilha do Meio e a Ilha dos Franceses para o seu lazer, além de peças de artesanato em conchas, as mais famosas do Brasil.
O artesanato de conchas de Piúma teve sua origem na cultura indígena, dos povos que aqui viviam. Mas foi na dédaca de 60 que a artesã Carmen Muniz deu um outro sentido a essa tão bela arte. Com suas idéias inovadoras, conseguiu em pouco tempo fazer com que Piúma fosse conhecida como a “Cidade das Conchas”.

No verão, a cidade é palco de um fluxo migratório que atinge cerca de 300 mil turistas, o que fez com que o município fosse considerado um dos melhores do Estado. Um litoral de praias de águas rasas e semi-mornas, de areias monazíticas com alto teor de radioatividade natural, excelente para a saúde. A natureza é um atrativo na maré baixa, que forma um maravilhoso tapete aveludado para deliciosas caminhadas.