Itabira localiza-se a 104 quilômetros de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Possui área de 1.256,496km². A cidade é carinhosamente apelidada por seus habitantes de Cidade da Poesia.
Eventos e espaços culturais como o Memorial Carlos Drummond de Andrade, a Casa de Drummond e a Fazenda do Pontal fazem parte dos atrativos turísticos que remontam vida e obras do poeta.

Nos Distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, a atratividade turística deve-se às riquezas naturais e à cultura tropeira neles presentes.
O centro histórico de Itabira abriga antigos casarões, cuja arquitetura colonial mineira é de grande significado artístico, histórico e cultural.
Possuidora de um belo acervo arquitetônico que forma o centro histórico, Itabira conta com sobrados e casarões construídos no final do século XVIII e início do século XIX. Essas construções com características da arquitetura colonial mineira foram erguidas em estrutura autônoma de madeira com vedação em alvenaria de adobe e pau-a-pique sobre embasamento de pedras.

Em Itabira encontra-se hoje um dos melhores pontos para prática do esporte de vôo livre em Minas Gerais. A rampa com fácil acesso proporciona ótimas condições de vôo e pouso, além de bela paisagem e clima agradável.
O parque Natural Municipal da Água Santa possui 12.000 m² de área verde no centro da cidade de Itabira. Nele se encontra o Poço da Água Santa que é um local de grande beleza cênica e valor histórico. Esse poço ainda é famoso por suas águas térmicas que brotam de fraturas de rochas ou falhas geológicas de grandes profundidades.
Possui teatros de arena, bancos e outros equipamentos de lazer.