O Museu da Bola, em Berlim, é um dos muitos atrativos para os turistas apaixonados por futebol.

A Alemanha está estendendo o tapete vermelho para receber visitantes do mundo inteiro, para os quais está organizando shows, eventos culturais e exibições especiais próprias para os amantes do esporte. Já se sente a energia crescendo nas doze cidades alemãs que irão sediar os jogos. Já estão a todo vapor os preparativos para as apresentações teatrais, concertos, exibições e festas especiais para antes, durante e depois da Copa do Mundo de Futebol, que vai de 9 de junho a 9 de julho de 2006. A Alemanha estima que receberá um milhão a mais de visitantes e que terá 5,5 milhões de pernoites nas doze cidades onde ocorrerão os jogos e nas cidades onde haverá transmissões públicas.

A atmosfera festiva vai se espalhar ainda mais, uma vez que foi dada permissão para que todas as organizações não-comerciais, como escolas, clubes esportivos, instalações locais e municipais, além de dezesseis mil igrejas evangélicas, transmitam os 64 jogos de graça. Em muitas cidades, além daquelas que sediarão os jogos, serão realizadas as transmissões das partidas em telões e shows para os amantes do esporte: em Berlim, na região de Reichstag; em Dortmund, na Friedensplatz; em Colônia, na Roncalliplatz; em Frankfurt, às margens do Rio Main; em Gelsenkirchen, no Glückauf Arena; em Hamburg, no Heiligengeistfeld; em Hanover, na Waterlooplatz; em Kaiserslautern, na Stiftsplatz; em Leipzig, na Volksfestplatz; em Munique, no Olympia Park e em Stuttgart, na Schlossplatz. Para mais informações, foi lançado o Fanguide 2006, um website feito de torcedores para torcedores: www.fanguide2006.org.

Eventos se disseminam pela Alemanha

A bela Stuttgard terá um atrativo a mais: será uma das cidades que receberão a peça Garuma.

Os turistas que forem à Alemanha este ano, seja para assistir aos jogos ou não, serão surpreendidos com atrações extras. É que já estão acontecendo, por todo o país, diversos eventos que têm como objetivo atrair os olhares de turistas de todo o mundo para as cidades que serão sede dos jogos e seus arredores. Todos eles fazem alusão ao esporte que mais fascina no mundo. Confira alguns dos eventos.

Espetáculo de Dança Teuto-Brasileiro Maracanã (6 de janeiro a 6 de julho)

Berlim (maio); Frankfurt (maio-junho); Dortmund (junho). O novo trabalho de coreografia de Deborah Colker foca o fascinante mundo do futebol, transportando-o para o palco com cenas vibrantes e acrobacias velozes e de tirar o fôlego. O palco se transforma num estádio e o auditório numa arquibancada de torcedores enquanto a partida histórica entre a Alemanha e o Brasil é reproduzida no palco. (www.dfb-kulturstiftung.de)

Apresentação teatral Garuma (6 de março – 6 de junho)

Berlim (9 e 18 de março); Stuttgart (22 e 26 de março); Hanover (5 de julho); Dortmund (17 e 25 de maio). A peça conta a história do famoso jogador brasileiro de futebol, Garuma, que, saído de uma favela, tornou-se um herói antes de seu trágico acidente. Sob a direção de Adriana Altara, Garuma une o samba, acrobacias e o estilo de vida brasileiro. (www.dfb-kulturstiftung.de)

O Globo do Futebol (3 de março a de 6 julho)

O Globo do Futebol é um símbolo itinerante do Programa Artístico e Cultural da Copa. O pavilhão itinerante está viajando há três anos pelas doze cidades que sediarão os jogos. Projetado por Andreas Heller, o enorme globo traz a imagem do mundo na forma de uma bola de futebol, simbolizando a fascinação que o mundo todo tem pelo esporte e a união de pessoas de todas as nacionalidades em sua volta. O Globo do Futebol estará de volta a Berlim a tempo para o início dos jogos. (www.fifaworldcup.com/globus)

Exposição de fotos Planeta Futebol (4 de julho – 6 de julho)

Planeta Futebol é uma exposição itinerante de fotografia que encanta os espectadores com fotos surpreendentes. Fotógrafos de renome como Henri Cartier-Bresson, Abbas, Martin Parr, Herbert List e muitos outros nos transportam numa viagem pelo mundo, indo da Argentina e da África à Siberia, nos expondo às diversas interpretações culturais do tema futebol. Essa exposição está sendo mostrada em mais de oitenta países. (www.goethe.de/2006)