Foto: Roger Pereira
A capital Willemstad será palco da folia do Carnaval, por nada menos que quatro semanas.

Com um cenário ainda muito mais colorido que o habitual, em virtude ainda das comemorações de fim de ano, Curaçao se antecipa e abre oficialmente hoje o Carnaval 2008. São quatro semanas de folia na capital Willemstad, período no qual as pessoas desfilam suas melhores fantasias. Promovido pela ?Fundación para el desarrollo positivo del Carnaval?, a festa promete ser repleta de desfiles, concursos e muitas curiosidades.

Além das festividades para a eleição do rei e da rainha de Carnaval nas categorias adulto e infantil, os visitantes poderão assistir a grandes desfiles apresentados em toda a ilha, como a tradicional Madrugada Ban Topa, realizada em Otrobanda, e o Festival Kaya Grande, em Punda. Durante as festividades, as principais ruas são fechadas para a apresentação de várias bandas. É uma ótima oportunidade para o visitante deixar se levar pelo ritmo nativo e desfrutar do calor e da animação do povo curaçolenho.

Na terça-feira de Carnaval, um grande desfile marca o encerramento da temporada de Carnaval, com a passagem de carros alegóricos que, com suas luzes brilhantes, traduzem a magia do grandioso evento. À meia-noite, como requer a tradição dos curaçolenhos, um boneco do Rei Momo é queimado, sinalizando o fim da folia.

Até março, é só festa

Importantes eventos se mesclam à folia. No próximo dia 20, há uma atração especial. Trata-se do belíssimo Desfile de Cavalos. Os ginetes, ou cavaleiros, desfilam na rua, exibindo suas habilidades com seus cavalos ricamente adornados.

Em fevereiro acontecem os concursos de tumba de Carnaval e de calypso, onde os melhores compositores, músicos e cantores se apresentam. A canção de tumba ganhadora terá a honra de ser a Canção da Caravana de Carnaval 2008. Já o concurso de calypso é um evento tão especial, que atrai muita gente das ilhas vizinhas, onde esse ritmo é também muito popular.

No dia 14 de fevereiro, os casais que visitam Curaçao também terão a oportunidade de se presentear no ?Día de San Valentín?, que equivale ao nosso Dia dos Namorados. As lojas apresentam ofertas especiais de presentes e os meios de comunicação, principalmente as rádios, têm programas com cantores românticos, durante os quais os casais podem dedicar canções de amor. Os restaurantes e hotéis competem entre si, oferecendo aos seus clientes e hóspedes uma extensa variedade de passeios românticos e o melhor da arte culinária.

De 21 a 24 de março acontece a 23.ª partida de Regata Heineken de Curaçao, reconhecida como uma das maiores regatas do Caribe.

Serviço: Entre as operadoras que oferecem pacotes para Curaçao estão BRT Operadora (41) 2106-7160, CVC (41) 2109-1700, Arribatur (11) 3258-0772, ADV Tours (11) 2167-0633, Designer Tour (11) 2181-2900, Flot (11) 4504-4544, Nascimento (11) 3156-9900. Consulte seu agente de viagens.