Para quem prefere o feriado tradicionalmente urbano, a infraestrutura hoteleira da capital é acolhedora e a preços acessíveis, com pólo gastronômico variado, atrativos ecológicos com parques de beleza ímpar, além do entretenimento cultural que agrada a todas as idades e gostos.
Entre as opções, a programação também é direcionada para homenagear a padroeira de Curitiba – Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, além dos momentos cívicos que marcam o Dia da Independência do Brasil e registram a Semana da Pátria. Na terça-feira (7), em Curitiba, a previsão é de que o desfile cívico tenha início à 9 horas, na Av. Cândido de Abreu. Ano passado o evento reuniu cerca de 25 mil pessoas.

Já para quem não consegue ficar sem uma praia, algumas sugestões da região litorânea são: conhecer as cidades históricas de Antonina e Matinhos, passeio de trem até Morretes e Paranaguá, passeio de Barco Pirata na Baía de Guaratuba, passeio para o Salto Parati (Guaratuba), roteiro das Ostras no Cabaraquara (Guaratuba), visita à paradisíaca Ilha do Mel e outras.
A dica da ABIH-PR é para que os turistas se informem nas recepções dos hotéis sobre os passeios, horários e preços.