Fotos: Terral Expedições
Cinco rios se somam aos atrativos naturais existentes ao longo do percurso.

Cerca de sete horas de caminhada em meio à exuberância da mata atlântica, atravessando rios, andando por terra, lama e enfrentando subidas desafiadoras. A proposta é para quem não tem medo de aventura e gosta muito de estar próximo à natureza. O trekking Subindo o Caminho do Itupava, promovido pela Terral Expedições, será neste sábado, com saída de Curitiba, às 7h.

O destino é o município de Morretes, no litoral do Estado, onde tem início a caminhada. Serão aproximadamente 17 quilômetros de trilha, recentemente revitalizada. O grupo vai atravessar cinco rios e caminhar por calçadas de pedras irregulares dispostas, possivelmente, por gente humilde contratada para este fim. Já no início do percurso, um pouco depois da estação de trem de Nossa Senhora do Cadeado, uma subida vai testar os ânimos dos aventureiros.

A caminhada é de cerca de 17 quilômetros em meio à Mata Atlântica.

Um dos atrativos do trajeto é as ruínas da Casa do Ipiranga e muitos passos depois, tem início o trecho mais puxado, que é a última subida até o Morro do Pão e Loth. Depois de vencido mais este desafio, chega-se ao primeiro planalto paranaense. A chegada a Quatro Barras está programada para as 18h30. O programa é fechado com um descontraído café colonial em Piraquara. A chegada a Curitiba está prevista para as 20h. Quem quiser encarar a aventura pode entrar em contato com a Terral, pelo telefone (41) 3352-1219 ou ir até a sede da empresa, na Rua João Gava, 810, em Curitiba. O preço para participar é R$ 86 por pessoa, incluindo transporte, serviço de guia, seguro-viagem e café colonial. A saída vai ocorrer se houver um mínimo de dez pessoas. Mais informações: www.terral.tur.br.