Pelotas está localizada na encosta inferior da Serra dos Tapes, às margens do canal São Gonçalo, que liga as lagoas dos Patos e Mirim, à 249 km da capital gaúcha, na região denominada Costa Doce. A Costa Doce é região turística localizada ao sul do Brasil no estado do Rio Grande do Sul.

O passeio é uma viagem pela história, cultura, natureza e belezas desta região do estado. Bela Princesa do Sul, de berço privilegiado, desde o cuidado no seu traçado, até seus mínimos detalhes arquitetônicos, ricamente trabalhados em moldes europeus.
Seu glamour foi tal que recebeu este cognome. Seu povo foi responsável pelo seu desenvolvimento e conseqüente crescimento cultural, legando-nos, até hoje, um patrimônio no qual sua história retrata-se. O título de Capital Nacional do Doce provém da influência portuguesa, além de outras etnias.

Pelotas possui a praia do Laranjal com seus vários balneários: Balneário Santo Antônio, dos Prazeres, Valverde, Novo Valverde e Colônia de Pescadores Z-3. O Laranjal é mais do que um bairro da cidade. Principalmente no verão, ele se transforma literalmente na própria cidade, quando população e turistas procuram seus balneários. O Balneário Santo Antonio é o mais antigo. É zona de preservação paisagística natural. Evoca Antônio Augusto Assunção Jr., cuja principal avenida leva o seu nome, inspirado no nome do santo, e em justa homenagem do poder público àquele que iniciou a urbanização da praia.