Recheada de devoção e história, a Procissão do Senhor dos Passos de 2010, que será realizada nos dias 20 e 21 de março, deverá reunir mais de 30 mil fiéis pelo centro de Florianópolis. O evento faz parte das comemorações do aniversário do município.

O tradicional roteiro religioso da Capital Catarinense de devoção à imagem Senhor dos Passos iniciou no dia 14 com missas ao Santíssimo Sacramento.
No decorrer das atividades, crianças, jovens e adultos serão incentivados a interagirem juntos em torno da imagem, que data do século XVIII.
Na mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, quatro momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos na quinta-feira; a Procissão do Carregador, que é realizada no sábado de manhã, quando membros da irmandade e populares transportam até a Catedral os utensílios que serão utilizados à noite, sábado a noite a Procissão da transladação das Imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores e no domingo a tarde a Procissão propriamente dita que consagra o final dos festejos. Os jovens serão novamente resgatados para participar da Procissão com a ala Jovem na Procissão, que sob coordenação de alguns grupos de jovens, utilizarão camisetas, com as cores da Irmandade e com dizeres religiosos, destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações.
Outra novidade é que na semana que antecede os rituais serão realizadas missas todos os dias na Capela Menino Deus.