De acordo com dados da OMT (Organização Mundial do Turismo), o ecoturismo cresce 20% ao ano no mundo e, nos últimos quinze anos, recebeu 90% a mais de investimentos.

Já o turismo de uma forma geral é o setor mais atraente para os visitantes da Adventure Fair – Feira de Esportes e Turismo de Aventura -, de acordo com pesquisa realizada na feira do ano passado. Um total de 13% das 76 mil pessoas que estiveram no evento destacaram este segmento como um dos principais da feira que, em 2002, acontece entre 30 de outubro e 3 de novembro no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

Organizada pela Promotrade Brasil Congressos e Feiras, a Adventure Fair

reuniu em 2001 um total de 195 expositores e gerou negócios da ordem de R$ 47 milhões. Para este ano, são esperadas 225 empresas com estandes na feira e um faturamento 20% superior, chegando na casa de R$ 55 milhões.

Esta preferência do público pode ser explicada também por outros números que ratificam o crescimento do turismo no Brasil e em todo o mundo. Segundo a OMT, o segmento tende a crescer 7,5% ao ano nos próximos dez anos, movimenta cerca de U$ 3,4 trilhões (10,9% do PIB mundial) e emprega 204 milhões de pessoas (10% dos trabalhadores do planeta). Sua taxa de crescimento supera a do PIB mundial.