O belo Parque das Aves abriga diversas espécies de aves tropicais, raras e coloridas: passeio obrigatório em Foz.

Na parte inferior do Parque Nacional Iguazú, a visitação é feita por diversas trilhas abertas em meio à mata. São cerca de mil degraus e é preciso ter fôlego para aqüentar o sobe-e-desce. Mas todo o esforço é compensado pela belíssima paisagem, mesclada pela vegetação fechada e diversas cachoeiras que podem ser observadas bem de perto nos diversos mirantes construídos ao longo do percurso.

As borboletas coloridas são as guias desse passeio. Para quem deseja um pouco mais de emoção, a Gran Aventura Náutica é uma excelente opção. O passeio consiste em percorrer as águas do Rio Iguaçu em uma lancha bimotor, que proporciona uma visão impressionante das quedas da Garganta do Diabo. Mas o ponto alto da aventura é passar entre as quedas d?água do Salto San Martin.

Antes de iniciar o passeio muitos visitantes não entendem direito porque recebem sacolas plásticas para proteger os objetos pessoais. No final, tudo fica perfeitamente esclarecido: o banho é completo!

Trilhas

Apresentações de grupos de etnias variadas na Rafain Churrascaria Show: diversão nas noites iguaçuenses.

Outra opção de passeio no parque é percorrer alguns quilômetros dentro da selva. O trajeto, no Sendero Yacaratiá, é feito em um jipe elétrico e descoberto onde é possível conhecer características do ecossistema local. Dependendo das condições do rio, também é permitida a flutuação pelas águas utilizando um bote inflável. Para se ter acesso aos passeios dos circuitos superior e inferior do parque é preciso embarcar em um trem ecológico movido a gás. Em todos os passeios o visitante é acompanhado por guias bilíngües.

O Bourbon Cataratas Resort é opção de hospedagem cinco estrelas em Foz.

Logo na entrada do Parque Nacional Iguazú existe um centro de informações turísticas, onde o turista pode obter informações sobre todos os atrativos, além de fazer compras nas diversas lojas de suvenieres, pontos de venda de artesanato local, e conhecer as comidas típicas no único restaurante. Ao longo do trajeto existem lanchonetes, sanitários e placas indicativas dos pontos turísticos. Todo o roteiro também pode ser feito em noites de lua cheia.

A jornalista viajou a convite da FRT Operadora de Turismo, da companhia aérea Varig e da Rede Bourbon de Hotéis.

Parque das Aves não pode faltar

Um dos programas obrigatórios para quem vai a Foz do Iguaçu é conhecer o Parque das Aves. Construído em 1994 em uma área de 17 hectares, o local abriga aves tropicais raras e coloridas que voam em amplos viveiros integrados a florestas. O visitante é quem entra nesses viveiros e pode ter um contato direto com as aves. Além de espécies como tucanos, araras e flamingos, o parque reúne jacarés, cobras e sagüis. Um dos destaques fica por conta do borboletário, onde diversos exemplares de borboletas se mesclam com as flores coloridas do local, proporcionado uma beleza diferenciada.

O ingresso para o parque custa US$ 8 por visitante. Os brasileiros têm descontos especiais e crianças de até 8 anos com acompanhantes não pagam. (RO)

Um passaporte para os dois parques

Quem deseja conhecer as Cataratas do Iguaçu pode adquirir o ?Passaporte Verde Iguaçu?, que oferece opções de roteiros nos territórios argentino, brasileiro ou nos dois países. O programa é oferecido pela FRT Operadora de Turismo.

No Passaporte Brasil o visitante conhece o melhor das Cataratas brasileiras. O pacote inclui duas noites em um dos treze hotéis conveniados, visita ao Parque das Aves, Macuco Safári, almoço no Restaurante Porto Canoas e jantar show no Rafain Restaurante. Já no passaporte argentino também estão incluídas duas noites em hotel, visitas às Cataratas, Gran Aventura Náutica, passeio de barco no Delta Rio Iguaçu, almoço no Restaurante El Frontin e jantar show no Restaurante El Quincho Del Tio Querido.

Existe ainda a opção de Passaporte Integrado, com o qual o visitante conhece os dois parques (Brasil e Argentina), faz os dois passeios náuticos e aproveita três noites de hospedagem. Em qualquer dos três pacotes o visitante recebe cupons de desconto para shopping centers.

Mais informações podem ser obtidas na FRT Operadora de Turismo, pelo telefone (41) 232-0101, em Curitiba, ou (45) 574-2494, em Foz do Iguaçu. Site: www.frt.tur.br. (RO)