Inaugurada nesta segunda-feira (09/11), a “Mostra Minas – Artesanato em Desenvolvimento” reúne mais de 40 obras dos principais artesãos e artistas populares de Minas em uma exposição que traz toda a tradição e a vanguarda do artesanato no Estado.

Promovida pelo Espaço Minas Gerais, a Mostra, que acontece de 10 a 28/11, tem o objetivo promover no mercado de São Paulo a 20ª Feira Nacional do Artesanato, que será realizada em Minas.
Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Sergio Barroso, destacou que “o artesanato apresenta no Espaço Minas Gerais propaga a cultura mineira e nacional, não só para além das montanhas de Minas, mas para todo o País.

Ver nascer das mãos de artistas tanto sentimento, beleza, criatividade e qualidade impressiona muito. Na exposição, a riqueza do artesanato produzido em Minas Gerais ganha destaque em peças de cerâmica, madeiras, fibras, tecidos, ferro fundido e estanho. De pinturas, entalhes e estátuas a colchas, vasos e mobiliário, a Mostra traduz em arte peças simples do cotidiano. “Em todo o País, de acordo com os últimos dados do IBGE, de 1999, existem aproximadamente 8,5 milhões de artesãos. Um mercado da dimensão de São Paulo merece toda a atenção. É preciso divulgar o potencial da Feira e mostrar a qualidade e variedade dos nossos artistas”, destaca.