Brotas (SP) é o case que será apresentado na palestra Expedições, Turismo de Natureza e Aventura.

Os esportes de aventura vão dominar o primeiro dia de debates do seminário Turismo Nossa Natureza, do curso de Turismo da Unioeste (Universidade do Oeste do Paraná). O evento, que acontece de 9 a 12 de agosto no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, em Foz do Iguaçu, será aberto pelo alpinista francês Jean-Claude Razel. A palestra terá início às 18h30.

O evento terá participação dos principais expoentes do turismo brasileiro da atualidade. O seminário terá abrangência regional. A intenção é proporcionar a estudantes de graduação e pós-graduação, guias e agentes de viagens um local para debater o segmento e novas tendências de mercado.

Jean-Claude Razel, radicado no Brasil desde 1997, vai ministrar a palestra Expedições, Turismo de Natureza e Aventura, com ênfase ao case de Brotas (SP). A cidade localizada a 250 quilômetros da capital São Paulo, é conhecida no Brasil como a cidade do esporte de aventura, por ter boa infra-estrutura voltada ao segmento.

O francês de 39 anos é empresário e comanda a Alaya Expedições, empresa de referência nas atividades de natureza e aventura no País. Criado no berço do alpinismo, em Chamonix, nos Alpes franceses, Razel é formado pela escola francesa de alpinismo e na École Supérieure de Commerce de Paris (Administração e Marketing).

Alpinista francês Jean-Claude Razel: aventura em 70 países.

Apaixonado pelas viagens, Jean-Claude viajou para cerca de setenta países para praticar esportes de natureza e aventura. Além de Razel estão confirmados Suzana Gastal, Mário Carlos Beni, Allain Baldacci e Marutschka Moesch, Enzo Arns e Edinei Bueno e Marcelo Skaf.

Serviço: As atividades do Turismo Nossa Natureza estão programadas sempre no período noturno – das 19h às 23h no CRV de Itaipu. No total serão realizadas sete palestras e quatro minicursos. Mais informações e inscrições pelo telefone (45) 3572-8802, no e-mail turcientifica@unioeste.br ou no site www.foz.unioeste.br/turismonossanatureza.

A promoção tem apoio da Unioeste, Vetor 5, Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), TAM Linhas Aéreas, Paraná Turismo, governo do Paraná, Ibama, Secretaria Municipal de Turismo e Comtur (Conselho Municipal de Turismo).