O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, retorna à cidade de Recife (PE) neste domingo (31), às 12h, com apresentação na praia de Boa Viagem, próximo ao Edifício Acaiaca.
Para acomodar melhor o público e evitar a dispersão dos motoristas devido às manobras que serão realizadas pelo grupo, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá bloquear um trecho da Avenida Boa Viagem, entre as ruas Padre Carapuceiro e Antônio Falcão.

A interdição acontece já a partir das 11h. Os motoristas que estiverem vindo no sentido Boa Viagem/Pina devem evitar transitar pela avenida durante o evento, dando preferência às avenidas Conselheiro Aguiar ou Mascarenhas de Morais. A apresentação única faz parte das comemorações alusivas ao dia da Força Aérea Brasileira (23 de outubro). O grupo realizará em trinta minutos mais de 52 manobras, verticais e horizontais.

Esta será a última vez em que o EDA virá ao Recife tendo como comandante o pernambucano Coronel Moura. De acordo com o major Caldas, piloto da aeronave número 06, “no retorno ao Recife traremos um espetáculo muito bonito, com manobras exclusivas da Esquadrilha da Fumaça, além de algumas surpresas para o público.”
Do Recife, a Esquadrilha da Fumaça seguirá para Caruaru, com apresentação na tarde do dia 1º de novembro.