“Turismo em Áreas Naturais do Paraná” é o nome do programa lançado, na última semana, em Prudentópolis, através do Projeto-piloto de Turismo de Aventura e Ecoturismo de Prudentópolis e do 1.º Encontro Regional de Agricultura Familiar. Prudentópolis é um município que se destaca no setor turístico pela beleza de suas cachoeiras, com alturas que variam de cinqüenta a quase duzentos metros de altura.

O evento marcou o aniversário de 97 anos do município, que promoveu o 2.º Koziá Festyvalh, festival folclórico e gastronômico. Na oportunidade, o ex-governador e diretor-presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Paulo Pimentel, foi homenageado cidadão honorário de Prudentópolis, na Câmara Municipal.

Para o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jorge Rosas Demiate, o turismo desencadeia o desenvolvimento econômico e social do Paraná. “Temos que identificar pólos irradiadores do turismo no Estado. Esta atividade aliada à agricultura familiar é uma fonte geradora de empregos”, disse.

Outra característica do projeto-piloto é a proposta de aliar o turismo à preservação ambiental. O programa envolve os projetos turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural.