Sonhar faz parte história do Brasil. Essa é a proposta de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, para o projeto Economia da Experiência. O objetivo do projeto é valorizar, na formatação dos roteiros, a cultura, o artesanato, a história, tudo que é único e remete a algo original do lugar visitado.

Isso para que o turista vivencie emoções e experiências diferenciadas que ficarão na memória. Em Petrópolis, embalado pelas lembranças do Brasil Império, o turista viajará pela história da cidade em um sarau no Museu Imperial ou, ainda, em piqueniques à beira de rios e cachoeiras como os antigos membros da Corte.

O visitante poderá, ainda, saborear as iguarias apreciadas pelos nobres. Além disso, já pensou plantar uma muda da Mata Atlântica, gravar seu nome e acompanhar o crescimento da planta pela internet? Sim, isso é possível, e está entre as atividades oferecidas por um empreendimento local.

Esse projeto traz um novo olhar, cria uma nova maneira de ver o destino. Tudo isso vai levar o turista a ter uma vivência mais gostosa da nossa história como participante, ator do processo, não só visitando, mas vivenciando e interagindo com tudo. Isso vem agregar muito ao destino Petrópolis”, ressalta Evanyr Noel, da agência Imperial Tour, em Petrópolis (RJ).